Redação InJQ

9 de nov de 20172 min

O Período pré-escolar

Atualizado: 15 de set de 2021

Segundo Piaget, esse período compreende uma nova etapa do desenvolvimento da inteligência, chamada de Período Pré-operatório. Crianças entre 2-7 anos vivenciam esse período de mudanças e seus pais, frente a estas novas posturas e atitudes o percebem de fato.


 
O período pré-operatório é marcado pelo domínio da linguagem e da motricidade. Observam-se também capacidades diferenciadas nas suas expressões (através do brincar, do desenho, da imitação, do faz de conta). A imaginação avança, e o animismo (dar vida aos objetos), nominalismo (dar nomes a objetos) e ate mesmo o amigo imaginário aparecem.


 
Esse período é marcado também pelo inicio da teimosia (super determinação) e do egocentrismo (sentir-se o centro das atenções, imediatismo, exigências, dificuldade em dividir brinquedos, baixa tolerância a frustrações). Observam-se alterações do sono, tendo em vista o início dos sonhos ou pesadelos. A percepção sobre as diferenças sexuais e suas curiosidades. É a fase dos porquês, do interesse por suas percepções, da necessidade de sanar suas duvidas/curiosidades, da necessidade dessa atenção.


 

 
A socialização avança de um brincar só e acompanhado por outras crianças, para um brincar compartilhado inicialmente sem liderança, trocando papeis para sequente consenso/tolerância de seus papeis nas brincadeiras.


 
Importante aos pais, professores e profissionais que trabalham com desenvolvimento infantil, avaliarem se a criança está adequada para esta fase do desenvolvimento. Orientações sobre excessivas permissividades, esclarecimentos sobre a importância da hierarquia familiar, rotinas diárias, e seguimento de regras básicas de respeito para toda saudável socialização, de forma afetiva, repetida e consistente são oportunas.


 
A escola é um ambiente muito importante para avaliação do desenvolvimento geral de seu filho, esteja presente e questione sobre suas evoluções, reações ou eventuais dificuldades e regressões. Consulte o especialista para demais orientações.

Dra. Roberta Rovere Parker Nicolau
 

 
CRM/SC 15145
 

 
Especialista em Psiquiatria – RQE 10939

Especialista em Psiquiatria da Infância e Adolescência – RQE 14080