Dr. Rafael Arceno

23 de mai de 20182 min

DJ Avicii – O suicídio de uma estrela.

Atualizado: 15 de set de 2021

Há algumas semanas, no dia 20 de abril, Tim Bergling foi encontrado sem vida em um Hotel da capital de Omã (Oriente Médio). Conhecido como Dj Avicii, o jovem sueco de 28 anos era um dos nomes mais importantes da música eletrônica dos últimos anos. Seu sucesso lhe proporcionava o topo das paradas musicais, grandes turnês mundiais, shows lotados e também foi um dos autores da música oficial da Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

Após a investigação conduzida pelas autoridades locais foi constado o suicídio. A família do artista confirmou a hipótese afirmando que Tim lutava contra problemas emocionais, além de dificuldades em controlar o consumo abusivo de bebida alcoólica. Avicii já havia tido problemas antes e chegou a se afastar da carreira no ano de 2016 devido a problemas de saúde, ligados ao seu estado emocional e consumo de álcool.

O suicídio de um jovem artista de fama internacional, chama atenção sobre o suicídio e suas taxas crescentes no mundo todo. Anualmente cerca de 800.000 pessoas tiram a própria vida. Apesar do número elevado o suicídio é uma causa de morte evitável e segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mais de 90% das pessoas que cometem o ato apresentam algum problema psíquico. Depressão e uso abusivo de álcool, por exemplo, aumentam muito o risco de um indivíduo atentar contra a própria vida.

Algumas estratégias podem ajudar a diminuir esses números impactantes, como: Discutir o assunto de maneira responsável nos meios de comunicação; Criar políticas sobre álcool e outras substancias para reduzir o consumo das mesmas; Identificação e tratamento precoce das pessoas com problemas psíquicos e abuso de substancias; Treinamento adequado de profissionais da saúde para identificar e prover assistência às pessoas que estejam em risco.

Podemos diminuir esses números, ajudar pessoas em sofrimento e salvar vidas. Se você ou alguém que conhece está passando por isso procure um profissional da saúde.

Busque ajuda!

Dr. Rafael Arceno

Médico Psiquiatra

CRM-SC 18994

RQE 14708

rafael.arceno@injq.com.br