
A depressão resistente faz parecer que não há jeito...
... mas existe sim
esperança para a
Depressão Resistente ao Tratamento
A ciência e a tecnologia farmacológica têm evoluído juntas no combate à Depressão Resistente ao Tratamento, mesmo nos quadros que parecem não ter solução.
A Cetamina, a Escetamina e a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) são opções de tratamento modernas e seguras que têm devolvido o equilíbrio e a qualidade de vida a muitos pacientes que sofriam do Transtorno Depressivo Maior.
A Psiquiatria é a especialização da Medicina que se dedica a estudar e tratar a saúde mental para ajudar a devolver equilíbrio e bem-estar aos pacientes.

O que é uma Depressão Resistente ao Tratamento?
O Transtorno Depressivo Resistente ao Tratamento (DRT) é o diagnóstico realizado por um profissional médico a respeito de um paciente depressivo que já passou primeiramente por outros tratamentos medicamentosos tradicionais por um determinado período de acompanhamento, mas que apresentou pouca ou nenhuma melhora dos sintomas.
Estima-se que, no Brasil, entre 10% e 30% dos casos de depressão sejam resistentes aos tratamentos iniciais.
Apesar de parecer que "nada dá certo", a Psiquiatria tem outras alternativas para a DRT.

Estimulação Magnética Transcraniana
A Estimulação Magnética Transcraniana (EMT ou TMS, do inglês Transcranial Magnetic Stimulation) é uma técnica de combate à Depressão Resistente ao Tratamento, de forma não invasiva, segura e não necessita de anestesia geral.
A EMT funciona por meio de bobinas colocadas no couro cabeludo do paciente, gerando campos magnéticos capazes de induzir a ativação de neurônios de uma área desejada no cérebro. O resultado é o efeito antidepressivo.
No Brasil, o uso da EMT no tratamento contra a depressão é permitido apenas em casos em que a doença é resistente (DRT) aos tratamentos convencionais e só pode acontecer após uma avaliação detalhada por um(a) médico(a) especializado(a).


Diretora Técnica Médica (Criciúma):
Kelen Cancellier Cechinel Recco
CRM-SC 13.394 | RQE 10.277
Diretora Técnica Médica (Araranguá):
Ritele Hernandez da Silva
CRM-SC 11.444 | RQE 11.334
Diretor Técnico Médico (Turvo):
Rafael Arceno
CRM-SC 18.994 | RQE 14.708
Equilíbrio
para viver em paz.
Psiquiatria para viver bem.
Com uma história de mais de 20 anos, o Instituto de Neurociências Dr. João Quevedo (InJQ) é um centro de referência no sul de Santa Catarina em pesquisa, ensino e atendimento clínico psiquiátrico, com diversos médicos especialistas em saúde mental.
Além de atendimento a domicílio, o InJQ possui estrutura completa nas cidades de Criciúma, Araranguá e Turvo, onde também ofertamos o Programa de Imersão Psiquiátrica (internação 24 horas), proporcionando ambientes de cuidados e reintegração a hábitos saudáveis.
Em época de pandemia, o InJQ passa a atender clinicamente por Telemedicina, ou seja, consultas médicas on-line, por meio de videochamadas pela internet, com prescrição de receitas.

















Telemedicina
com Agendamento
on-line
Agora você pode agendar horários com todos os especialistas do InJQ para consultas on-line ou presenciais.
