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  • Foto do escritorRedação InJQ

O desenvolvimento nos primeiros anos de vida


Por muito tempo, acreditou-se que a vida dos bebês fosse limitada a dormir e alimentar-se. Contudo, recentes pesquisas mostram que eles possuem uma capacidade incrível de aprendizagem, adaptação e integração.

Sabe-se que as experiências adquiridas na primeira infância ativam conexões neuronais, modelando o cérebro e construindo a fundação para as capacidades da vida adulta. O desenvolvimento adequado desse período resulta na aquisição progressiva de habilidades nas áreas da cognição, motricidade, linguagem, socialização, expressão emocional e autorregulação.

Para aquisição dessas competências, múltiplos fatores têm influência e interagem entre si, tais como: saúde, nutrição adequada, segurança, cuidado responsável e estímulo.

Crianças expostas precocemente a eventos estressantes, tais como pobreza extrema, violência, maus tratos, abuso de substâncias pelos pais e sem terem responsáveis para lhes fornecer um cuidado adequado, podem sofrer alterações na plasticidade neuronal com prejuízos para o incremento dessas habilidades e importante risco de desenvolver doenças crônicas.

Nessas situações, podem ser transformadoras as atitudes de intervenção precoce que promovam a interação entre as crianças e a família.

Um ambiente onde os cuidadores percebem as necessidades de saúde, reconhecem e atendem às demandas emocionais, além de buscarem o estímulo com brincadeiras e exploração do meio de maneira segura, promove um desenvolvimento e crescimento saudáveis.

Cuidar das nossas crianças é cuidar do futuro.

Drª. Morgana Sonza Abitante

Psiquiatra da Infância e Adolescência

CRM-SC 15.677 | RQE 15.000 e 15.066 morgana.abitante@injq.com.br

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