top of page

Blog do InJQ

Buscar
  • Foto do escritorRedação InJQ

Transtorno Bipolar - A transição instantânea entre felicidade e tristeza


O Dia Mundial do Transtorno Bipolar é uma iniciativa que busca trazer à população o conhecimento e combater o estigma em torno da doença. O evento é celebrado todos os anos, no dia 30 de março, data do aniversário de Vicent Van Gogh, que foi postumamente diagnosticado como possível portador do transtorno.

O Transtorno Bipolar é uma doença que altera os circuitos cerebrais, causando mudanças no humor e comportamento, que comprometem as habilidades do indivíduo. Esses sintomas são severos e diferem das mudanças de humor que qualquer pessoa apresenta ao longo da vida mediante dificuldades. Ela é caracterizada por períodos de euforia associados ao aumento da energia direcionada às atividades, que podem se alternar ou com ciclos de normalização do humor, ou com períodos de depressão. Pode ocorrer também a sobreposição desses sintomas: os chamados estados mistos. Qualquer um desses quadros podem ocorrer de maneira intensa ou branda e sua duração pode variar entre dias, meses ou anos.

A Bipolaridade é uma doença crônica, que não tem cura, assim como outras doenças clínicas tais como Diabetes e Hipertensão. Seu tratamento é baseado no uso de fármacos e psicoterapia e a intervenção terapêutica proporcionando a estabilização dos sintomas e a reintegração do indivíduo às suas atividades, retomando a qualidade de vida perdida.

Ela atinge na mesma proporção homens e mulheres, e é encontrada em todas as idades, etnias e classes sociais. Estima-se que em torno de 1 a 2% da população mundial apresente o transtorno, podendo chegar até a mais de 5% em alguns locais. A idade média de início dos sintomas é de 25 anos, mas podem aparecer na infância e adolescência ou tardiamente na vida adulta. Acredita-se que demore em torno de 10 anos para obter-se o diagnóstico da doença, período em que os pacientes sofrem com os sintomas da bipolaridade sem entender claramente o que está acontecendo. Segundo a OMS o Transtorno Bipolar é a sexta principal causa de incapacidade no mundo.

Ainda se busca muitas melhorias no tratamento desses pacientes. E é sobre isso que se trata essa data: um tributo à colaboração entre os grupos de pesquisa e de pacientes ao redor do mundo que incentivam os esforços para investigar as causas biológicas, novos tratamentos e melhores métodos diagnósticos que visam estratégias para se viver melhor com o Transtorno Bipolar.

Morgana Sonza Abitante

CRM-SC 15677

Psiquiatra da Infância e Adolescência

morgana.abitante@injq.com.br

Assine nossa newsletter

Destaques
Mais Recentes
Biblioteca
whatsapp-logo-1.png
bottom of page