Ex-colaboradores InJQ
Transtorno do espectro autista - sintomas, diagnóstico e tratamento

Uma estimativa feita em 2010, pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças - CDC, nos Estados Unidos, mostrou que uma em cada 68 crianças são diagnosticadas com autismo no país. Esse aumento na prevalência tornou o transtorno do espectro autista (TEA) uma das desordens neurocomportamentais mais comuns atualmente.
De acordo com o DSM-V, o termo TEA unificou todos os antigos diagnósticos que incluíam o autismo, a síndrome de Asperger, o transtorno desintegrativo da infância e o transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação.
Os sintomas centrais desta condição consistem em déficit na socialização e comunicação e padrões repetitivos de comportamento. Dessa forma, o diagnóstico é clínico, feito através de observação direta do comportamento e de uma entrevista com os pais ou responsáveis. Comumente, os sintomas costumam surgir antes dos três anos de idade, sendo possível diagnosticar o autismo por volta dos 18 meses de vida.
Outros sintomas que caracterizam autismo:
Deficiências persistentes na comunicação e interação social.
Movimentos repetitivos e estereotipados no uso de objetos ou fala.
Insistência nas mesmas coisas, aderência inflexível às rotinas ou padrões ritualísticos de comportamentos verbais e não verbais.
Como não existem regras bem estabelecidas quanto à utilização de exames complementares, é de fundamental importância uma adequada investigação clínica com um neuropediatra para o diagnóstico adequado e escolha do melhor tratamento.
Jaime Lin
CRM-SC 11.401
Médico Neuropediatra
jaime.lin@injq.com.br