Ex-colaboradores InJQ
Escola e a saúde mental na infância e adolescência

A Escola é um ambiente estimulante e importante para o desenvolvimento infanto juvenil e o papel pedagógico pode e deve ser explorado para promoção e prevenção de saúde mental nas escolas.
Uma estratégia simples e objetiva, no intuito de sensibilizar os educadores no que se refere à saúde mental na infância e adolescência, é a criação de “cartilhas” ou “informativos” direcionados aos professores.
Como o foco são crianças e adolescentes, foram utilizados alguns personagens de desenhos animados para criar uma lista de possíveis “alunos famosos” que transitam em sala de aula, de maneira anônima e possam necessitar serem avaliados por um profissional especializado, exatamente por ter tais características que atrapalham sua aprendizagem e relações interpessoais, seja com colegas e/ou professores.
Segue abaixo o elenco selecionado:
1) O aluno “Turista”: Os que faltam ou “matam” as aulas com freqüência.
2) O aluno “Bela Adormecida”: Os que dormem na sala de aula.
3) O aluno “Minion”: Aquele que tem o antigo, mas, ainda famoso “bicho carpinteiro”, com inquietude extrema, onde o aluno não consegue sequer ficar sentado na sua classe.
4) O aluno “Charlie Brown”: Quietinho demais, que pouco interage em aula e fica isolado de outros alunos, inclusive no recreio.
5) O aluno “Incrível Hulk”: Agressivo, impaciente, com acessos de raiva, birra e irritadiço. Em geral é chamado de aluno “pavio-curto” ou “encrenqueiro”.
6) O aluno “Astronauta” ou “Mochileiro das Galáxias”: Que esta sempre no “mundo da lua”, pois está quase sempre pouco concentrado na aula.
7) O aluno “Milhouse” Que é rechaçado, perseguido e por vezes maltratado pelos colegas.
8) O aluno “Bart Simpson”: Com dificuldades de aprendizagem e/ou que já tenham tido reprovação escolar.
9) O aluno “Scooby”: Preocupado demais, que fica excessivamente nervoso com novas situações. Se assusta facilmente e tem medos em excesso.
10) O aluno “Lisa Simpson”: muito “adultinho” pra idade, acaba se relacionando melhor com adultos do que com crianças.
Ainda deve-se ter atenção aqueles que apresentem alteração no desempenho escolar, que tinham bom rendimento anteriormente e que surgiu alguma mudança de comportamento dentro da escola, com colegas e professores.
Então, se encontrar com algum desses personagens famosos, olhe com atenção e apesar dos superpoderes, dê o apoio necessário.
Dr. Giovani Rizzo CRM/SC 16268 Psiquiatria – RQE 13947 Psiquiatria da Infância e Adolescência – RQE 14043