top of page

Blog do InJQ

Buscar
  • Foto do escritorRedação InJQ

Depressão e Transtorno Bipolar: Saiba se você pode desenvolver essas e outras doenças


O Portal “Temperamento e Saúde Mental", uma iniciativa de pesquisa pioneira da internet, é uma parceria entre pesquisadores de diversas universidades brasileiras e estrangeiras, tendo como coordenadores o Prof. Dr. André Férrer (UFC), e Prof. Dr. Eurico Vasconcelos (UNIFOR). O Diretor Técnico Medico, Prof. Dr. Joao Luciano de Quevedo (The University of Texas Health Science Center at Houston e UNESC) é um dos pesquisadores envolvidos nesse consórcio internacional.

O site, que foi financiado pelo CNPq, tem como objetivo estudar o temperamento e outros temas ligados à saúde mental na idade adulta, buscando contribuir para uma melhor compreensão destes. A participação consiste em responder a questionários. É voluntário, gratuito e confidencial.

A plataforma de pesquisa pode ser acessada por usuários brasileiros com idade maior ou igual a 18 anos e funciona da seguinte forma: o participante se cadastra no site e tem acesso a módulos com perguntas que indicarão seu perfil de temperamento, tendência à depressão e bipolaridade, qualidade da vida sexual, dependência de álcool e tabagismo e comportamentos relacionados ao ciúme.

As questões estão distribuídas em seis módulos. O tempo médio para responder todas as perguntas é de uma hora, mas é possível parar e continuar depois, no prazo de até cinco dias. O ponto forte e grande diferencial, é que, o internauta recebe um feedback ao final de cada módulo. À medida que os módulos forem concluídos, serão fornecidas informações sobre o perfil de temperamento e os resultados dos questionários usados na investigação de alguns transtornos mentais.

Os dados obtidos com base em suas respostas serão analisados para finalidades exclusivamente científicas. Para participar, basta entrar no endereço. O acesso por ser feito de qualquer dispositivo (celular, tablet, computador).

Portal Temperamento e Saúde Mental

Prof. Dr. Andre Ferrer Carvalho

Universidade Federal do Ceará

Contato:

E-mail: andrefc7@terra.com.br

www.temperamentoesaudemental.org

Assine nossa newsletter

Destaques
Mais Recentes
Biblioteca
whatsapp-logo-1.png
bottom of page