top of page

Blog do InJQ

Buscar
  • Foto do escritorRedação InJQ

O uso excessivo das mídias digitais pode prejudicar o desenvolvimento das crianças?


Recentemente, um estudo publicado na Alemanha, indicou que o uso diário de smartphones, tablets e computadores aumenta o risco de distúrbios de concentração, hiperatividade e de problemas relacionados ao apego, podendo afetar o desenvolvimento físico e psíquico das crianças.

Segundo o levantamento, o risco de distúrbios de concentração é seis vezes maior que o normal em crianças de 8 a 13 anos, e a hiperatividade também é quase quatro vezes maior em crianças entre 2 e 5 anos de idade, que usam as tecnologias por mais de meia hora por dia. Há ainda, indícios de que bebês dormem mal e se alimentam menos quando as mães utilizam celular paralelamente à amamentação.

Outro estudo acompanhou crianças de 1 a 3 anos de idade expostas à televisão e demonstrou que elas apresentaram problemas relacionados à atenção e hiperatividade aos 7 anos de idade. Há ainda, evidências consistentes mostrando que metade das crianças entre 6 meses e 2 anos de idade expostas às mídias digitais apresentam atrasos na fala.

Preocupada com todos esses dados, a Academia Americana de Pediatria lançou um verdadeiro desafio aos pais: Bebês de até 2 anos de idade devem ficar longe de qualquer aparelho digital; entre 3 e 5 anos de idade, o uso deve ser restrito em uma hora diária; entre 6 e 18 anos de idade, essa restrição deve ser de duas horas por dia.

Sendo assim, é de extrema importância que os pais monitorem o consumo das mídias digitais de seus filhos. Limitar o uso das tecnologias a um nível seguro, é um grande desafio, porém o esforço pode fazer uma enorme diferença.

Jaime Lin

CRM-SC 11.401

Médico Neuropediatra

jaime.lin@injq.com.br

Assine nossa newsletter

Destaques
Mais Recentes
Biblioteca
whatsapp-logo-1.png
bottom of page