top of page

Blog do InJQ

Buscar
  • Foto do escritorRedação InJQ

Setembro Amarelo: falar sobre suicídio é a melhor forma de prevenção


No dia 10 de setembro, é celebrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Ao decorrer do mês, é realizada a campanha Setembro Amarelo, para intensificar a divulgação de informações sobre este tema para a população.

As estatísticas alarmantes têm crescido em todo mundo. Estima-se que, a cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio no mundo e que, a cada 3 segundos, alguém tentar tirar a própria vida.

Cada uma dessas mortes tem um impacto importante sobre a vida de outras 6 pessoas, sendo devastador para família e outras pessoas de convívio.

O número de vidas perdidas por suicídio em todo mundo ultrapassa o número de mortes devido a homicídios e guerras combinados.

A média brasileira de mortes por suicídio (6 a 7 mil mortes por 100 mil habitantes) é considerada abaixo da média mundial. No entanto, o Brasil tem seguido um padrão de crescimento desse número, enquanto a média mundial tem se mantido estável.

Um aumento de casos tem sido registrado entre os jovens. Atualmente, o suicídio é a 3ª causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, perdendo apenas para homicídios e acidentes de trânsito.

Apesar disso, suicídios podem ser prevenidos. Estima-se que 90% das pessoas que cometeram suicídio ou que tenham pensamentos suicidas apresentem algum transtorno mental não tratado ou tratado de maneira inadequada.

O grande desafio está em a sociedade reconhecer o comportamento suicida, de como falar sobre esses pensamentos de morte de maneira adequada e na dificuldade de buscar ajuda especializada.

Infelizmente, o suicídio ainda é envolto por ideias equivocadas de condenação e fracasso e compreendido erroneamente como algo a ser silenciado.

Para prevenção dessas mortes, é essencial poder olhar para as angústias de quem tem ideias suicidas, falar sobre o assunto de maneira acolhedora, sem julgamentos, e buscar auxílio de profissionais de saúde que possam orientar o tratamento para cada situação.

Drª. Morgana Sonza Abitante

Médica Psiquiatra

Especialista em Psiquiatria da Infância e Adolescência

CRM-SC 15677 | RQE 15000 | RQE 15066

Assine nossa newsletter

Destaques
Mais Recentes
Biblioteca
whatsapp-logo-1.png
bottom of page