top of page

Blog do InJQ

Buscar
  • Foto do escritorRedação InJQ

A extraordinária lição do filme Extraordinário


Nessa semana, estreou nos cinemas de todo o Brasil o filme Extraordinário, baseado no livro de mesmo nome, lançado em 2012 pela autora R. J. Palacio. A história narra a respeito de Auggie Pullman, um menino que nasceu com uma deformidade facial que lhe impôs diversas cirurgias plásticas e muitas complicações.

O enredo baseia-se no ingresso do garoto no quinto ano de uma escola regular, sendo ele um aluno novo e com um rosto tão diferente. No filme, família, colegas de classe, novos amigos e toda a comunidade exercem um papel fundamental, lutando pelo desenvolvimento da compaixão e da aceitação em uma fantástica história do mais improvável dos heróis.

A linda trama, que retrata a gentileza e a coragem, tem como pano de fundo a Síndrome de Treacher-Collins, mas você conhece essa rara doença genética? A doença de Treacher-Collins é um grave distúrbio congênito do desenvolvimento craniofacial que se caracteriza por numerosas anomalias do desenvolvimento restritas ao crânio e face e acomete um indivíduo para cada 50 mil bebês.

O distúrbio caracteriza-se por um conjunto de deformidades, como o achatamento dos ossos da face, queixo pequeno, pálpebras caídas, fissura no palato e ausência ou malformação das orelhas. A criança, assim, pode ter dificuldade para respirar e alimentar-se, além de deficiência auditiva. No entanto, são diferentes os graus de acometimento e algumas crianças podem nascer com menos comprometimento do que outras.

Muito além de cirurgias, o tratamento compreende o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar com a participação de médicos de múltiplas especialidades, como pediatras, neuropediatras, geneticistas e cirurgiões, além de tratamento odontológico, fonoaudiológico e psicológico.

Agora que você já conhece um pouquinho da Síndrome de Treacher-Collins, prepare os lenços e assista a um filme extraordinário.

Dr. Jaime Lin CRM/SC 11401 Especialista em Pediatria – RQE 8287 Especialista em Neurologia Pediátrica – RQE 8330

Assine nossa newsletter

Destaques
Mais Recentes
Biblioteca
whatsapp-logo-1.png
bottom of page