Ex-colaboradores InJQ
Transtorno de personalidade bordeline

Os transtornos de personalidade caracterizam-se como um padrão persistente de vivência interna e de comportamento que se desvia de forma acentuada das expectativas da cultura do indíviduo, sendo generalizado e inflexível com começo na adolescência ou no início da idade adulta, são duas vezes mais comuns nas mulheres do que nos homens.
Sendo estável ao longo do tempo e provocando sofrimento e/ou disfuncionalidade no indivíduo. O transtorno de Personalidade Bordeline encontra-se no cluster B, e este cluster é marcado pela presença de um padrão global de instabilidade nos relacionamentos afetivos podendo levar os pacientes a exigirem necessidade de atenção e admiração.
Pacientes Bordelines encontram-se entre o limiar da neurose e psicose e apresentam uma ausência de pele emocional.
Dentre os sintomas principais presentes do Transtorno de Personalidade Bordeline citam-se: a baixa tolerância a frustração, sentimento de amor e raiva por uma mesma pessoa, impulsividade, dificuldade pra lidar com as situações estressantes do dia, idealização e desvalorização ao mesmo tempo. Os pacientes mais graves apresentam comportamento de automutilação para alívio da dor emocional que eles sentem, são muitas vezes dramáticos e teatrais, apresentam oscilação de humor, diversas vezes acham-se mais íntimos das pessoas que acabaram de conhecer.
Os pacientes com o transtorno apresentam a idealização que é a manifestação da ânsia de ser amado e adorado por outras pessoas, onde esta experiência não é lembrada na memória da infância destes pacientes, nos quais suas memórias são mostradas por sentimentos de negligência ou de abusos físicos e emocionais.
Quando detectado precocemente os sintomas do transtorno Bordeline deve-se procurar tratamento que se baseia em psicoterapia de longo prazo e medicação.
Dra. Renata Tieko França Goto
CRM/SC 16001
Médica