top of page

Blog do InJQ

Buscar
  • Foto do escritorRedação InJQ

Transtorno de personalidade bordeline


Os transtornos de personalidade caracterizam-se como um padrão persistente de vivência interna e de comportamento que se desvia de forma acentuada das expectativas da cultura do indíviduo, sendo generalizado e inflexível com começo na adolescência ou no início da idade adulta, são duas vezes mais comuns nas mulheres do que nos homens.

Sendo estável ao longo do tempo e provocando sofrimento e/ou disfuncionalidade no indivíduo. O transtorno de Personalidade Bordeline encontra-se no cluster B, e este cluster é marcado pela presença de um padrão global de instabilidade nos relacionamentos afetivos podendo levar os pacientes a exigirem necessidade de atenção e admiração.

Pacientes Bordelines encontram-se entre o limiar da neurose e psicose e apresentam uma ausência de pele emocional.

Dentre os sintomas principais presentes do Transtorno de Personalidade Bordeline citam-se: a baixa tolerância a frustração, sentimento de amor e raiva por uma mesma pessoa, impulsividade, dificuldade pra lidar com as situações estressantes do dia, idealização e desvalorização ao mesmo tempo. Os pacientes mais graves apresentam comportamento de automutilação para alívio da dor emocional que eles sentem, são muitas vezes dramáticos e teatrais, apresentam oscilação de humor, diversas vezes acham-se mais íntimos das pessoas que acabaram de conhecer.

Os pacientes com o transtorno apresentam a idealização que é a manifestação da ânsia de ser amado e adorado por outras pessoas, onde esta experiência não é lembrada na memória da infância destes pacientes, nos quais suas memórias são mostradas por sentimentos de negligência ou de abusos físicos e emocionais.

Quando detectado precocemente os sintomas do transtorno Bordeline deve-se procurar tratamento que se baseia em psicoterapia de longo prazo e medicação.

Dra. Renata Tieko França Goto

CRM/SC 16001

Médica

Assine nossa newsletter

Destaques
Mais Recentes
Biblioteca
whatsapp-logo-1.png
bottom of page