top of page

Blog do InJQ

Buscar
  • Foto do escritorRedação InJQ

Nutrição nos primeiros anos de vida e o desenvolvimento neurológico


De acordo com a Academia Americana de Pediatria, a qualidade nutricional, especialmente nos primeiros mil dias de vida, é crucial para o adequado desenvolvimento neurológico e para a saúde em longo prazo das nossas crianças.

O desenvolvimento do sistema nervoso de forma saudável e normal é um processo complexo que envolve alterações cerebrais em uma sequência específica. De acordo com a literatura médica, o período de desenvolvimento considerado mais ativo é aquele que compreende os primeiros mil dias de vida, ou seja, praticamente os três primeiros anos de idade.

Tal período seria fundamental para que se criem as bases para o desenvolvimento do sistema visual, auditivo e a formação dos circuitos cerebrais que serão fundamentais para o adequado desenvolvimento social e comportamental futuro.

Entre o período de 1969 a 1989, um estudo realizado na Guatemala comparou milhares de crianças que até os dois anos de idade receberam nutrição rica em calorias e proteínas com aquelas que receberam uma nutrição mais pobre.

Este estudo constatou que as crianças mais bem nutridas apresentaram melhor desempenho escolar, especialmente na leitura, no processamento de informações e também tinham um vocabulário mais rico.

É importante salientar que a qualidade alimentar não se limita aos macronutrientes, mas também aos micronutrientes como zinco, ferro, ácido fólico, vitaminas A, D, B6 e B12, igualmente importantes para o desenvolvimento neurológico futuro.

Assim, esse importante artigo publicado no respeitado periódico internacional Pediatrics (2018:141:2) conclui enfatizando que uma importante forma de se garantir uma boa nutrição no início da vida é através do aleitamento materno. Também é imprescindível que os pais sejam alertados de que uma alimentação saudável conta com uma contínua educação alimentar baseada em escolhas positivas e não apenas evitando alguns alimentos ruins.

Dr. Jaime Lin CRM/SC 11401 Especialista em Pediatria – RQE 8287 Especialista em Neurologia Pediátrica – RQE 8330

Assine nossa newsletter

Destaques
Mais Recentes
Biblioteca
whatsapp-logo-1.png
bottom of page