top of page

Blog do InJQ

Buscar
  • Foto do escritorRedação InJQ

Como posso me proteger da meningite meningocócica?


Meningite é o nome que damos à inflamação da meninge, membrana que recobre o sistema nervoso central. A meningite é uma doença grave, potencialmente fatal, que costuma ser causada por agentes infecciosos, tais como bactérias, vírus e fungos.

A meningite meningocócica, que é um tipo de meningite bacteriana causada pela bactéria Neisseria mengitidis, é uma das formas mais temidas, pois seu quadro pode ser rápido e devastador. No Brasil, aproximadamente metade das meningites bacterianas é provocada pela N. meningitidis, sendo que em aproximadamente um terço dos sobreviventes apresentará surdez, dificuldades cognitivas ou outras sequelas permanentes.

Para a prevenção da tão devastadora doença, o melhor método ainda é a vacinação adequada. O esquema atual do Programa Nacional de Imunização (PNI) preconiza a administração da vacina meningocócica C conjugada aos 3, 5 e 15 meses de idade, podendo ser administrada até os 4 anos de idade naquelas crianças que, por ventura, não receberam a vacina no esquema básico. Desde o ano de 2017, o PNI introduziu também uma dose de reforço para os adolescentes entre 12 e 13 anos de idade, a fim de garantir níveis de anticorpos elevados na adolescência, faixa etária em que se observa manutenção dos níveis da doença.

O intuito de vacinar os adolescentes deve-se ao fato de protegê-los diretamente contra a meningite meningocócica e também porque é muito comum que eles carreguem a bactéria no nariz e na garganta sem sentir sintomas e a vacinação elimina o estado de portador nasofaríngeo do meningococo C. A vacina para os adolescentes faz com que a circulação e transmissão da bactéria seja reduzida em toda a população.

Novas vacinas quadrivalentes (Vacina Quadrivalente Conjugada), contendo os sorogrupos ACWY foram recentemente licenciadas no País, disponíveis apenas em clínicas privadas, e são preferencialmente recomendadas pela Sociedade Brasileira de Pediatria por ampliarem a proteção para os principais sorotipos da doença meningocócica.

Assim, para uma infância saudável, certifique-se que seus filhos sempre tenham a caderneta de vacinação em dia!

Dr. Jaime Lin

CRM/SC 11401

Especialista em Pediatria – RQE 8287

Especialista em Neurologia Pediátrica – RQE 8330

Assine nossa newsletter

Destaques
Mais Recentes
Biblioteca
whatsapp-logo-1.png
bottom of page