Ex-colaboradores InJQ
Transtorno Específico da Aprendizagem

O transtorno específico da aprendizagem pode ser definido como um transtorno do neurodesenvolvimento que impede a aprendizagem e/ou uso de habilidades acadêmicas específicas (como leitura, escrita ou matemática, que servem como base fundamental para o aprendizado acadêmico.
A nova classificação do DSM-V tornou o transtorno específico da aprendizagem um grande grupo unificado, pois é nítida a continuidade entre os transtornos da leitura, soletração, expressão escritas e funções relacionadas à matemática.
Em nosso país, a dificuldade escolar atinge cifras assustadoras, afetando de 30% a 40% das crianças que frequentam o ensino fundamental.
Clinicamente, caracteriza-se o transtorno específico da aprendizagem de acordo com 4 critérios essenciais e que podem ser especificados de acordo com a dificuldade apresentada (prejuízo na leitura, escrita e/ou matemática); a saber:
1. Dificuldade persistente para aprender habilidades acadêmicas fundamentais conforme indicado pela presença de ao menos um dos sintomas abaixo, e que persista por pelo menos 6 meses, apesar da provisão de intervenções dirigidas a essas dificuldades:
a) Leitura de palavras de forma imprecisa ou lenta e com esforço;
b) Dificuldade para compreender o sentido do que é lido;
c) Dificuldade para ortografar;
d) Dificuldade com a expressão escrita;
e) Dificuldade para dominar o senso numérico, fatos numéricos ou cálculo;
f) Dificuldades no raciocínio.
2. O desempenho do indivíduo nestas habilidades escolares afetadas está abaixo da média para a idade;
3. Devem estar presentes desde os primeiros anos escolares;
4. O transtorno de aprendizagem não pode estar associado à deficiência intelectual, atraso global do desenvolvimento, deficiências auditivas ou visuais ou a outro transtorno neurológico.
Dessa forma, reforçamos a necessidade de uma investigação precoce e adequada a todas as crianças que apresentam dificuldade no processo de aprendizagem para evitar prejuízos futuros.
Dr. Jaime Lin
CRM/SC 11401
Especialista em Pediatria – RQE 8287
Especialista em Neurologia Pediátrica – RQE 8330