Ex-colaboradores InJQ
2 de abril – Dia Mundial de Conscientização do Autismo

O dia Mundial do Autismo, celebrado anualmente no dia 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas em 18 de dezembro de 2007 para conscientizar o mundo acerca dessa condição tão importante.
Inicialmente descrito em um grupo de 11 meninos, em 1943, o número de casos conhecidos foi aumentando a cada ano, até que hoje considera-se que exista um caso para cada 68 crianças, tornando o espectro autista um dos transtornos neurocomportamentais mais comuns a afetar a faixa etária pediátrica.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA), popularmente conhecido como autismo, é caracterizado por dificuldades na comunicação e interação social, associado a interesses e atividades restritas e circunscritas. Suas características podem ser detectadas já nos primeiros anos da infância e quanto mais precoce for o diagnóstico, mais rápido o tratamento poderá ser iniciado, possibilitando melhores resultados. Segue, abaixo, alguns sinais e sintomas que podem chamar a atenção desde a infância precoce. São eles:
Regressão ou atraso no desenvolvimento da linguagem (parou de falar);
Perda de palavras previamente adquiridas;
Pobre contato visual;
Não atende rapidamente aos chamados;
Interesses restritos ou estereotipados;
Não apresenta sorriso social;
Dificuldades na interação social;
Crises frequentes de birra e irritabilidade;
Seletividade alimentar;
Brincadeiras repetitivas (gira objetos);
Não brinca de faz-de-conta;
Não imita;
Presença de distúrbios do sono.
Ter um dia mundial de conscientização do autismo é de fundamental importância para o reconhecimento cada vez mais precoce desse transtorno. Pais e familiares não devem sentir-se sozinhos diante da condição. O neuropediatra, aliado à equipe multidisciplinar, estará sempre à disposição para ajudar!
Dr. Jaime Lin
CRM/SC 11401
Especialista em Pediatria – RQE 8287
Especialista em Neurologia Pediátrica – RQE 8330