top of page

Blog do InJQ

Buscar
  • Foto do escritorRedação InJQ

Saiba mais sobre Hipotireoidismo.


O hipotireoidismo é uma doença bastante frequente e ocorre quando a tireoide está incapacitada de produzir hormônios (T3 e T4) de forma suficiente para a demanda do organismo.

A principal causa desta patologia é a auto-imunidade contra nossa própria tireóide, uma doença chamada de Tireoidite de Hashimoto, que afeta principalmente as mulheres. Outras causas, mais raras, são decorrentes de problemas na hipófise e hipotálamo (regiões no cérebro responsáveis por estimular ou inibir o funcionamento da glândula).

O quadro do hipotireoidismo depende da idade, do sexo, das comorbidades do paciente e da intensidade da doença. Na maioria das vezes é inespecífico, mas destacam-se como queixas mais comuns: fraqueza, sonolência, intolerância ao frio, pele seca, queda de cabelo, fala lentificada, falta de memória e inchaço (edema) facial.

Apesar de a maioria dos pacientes relatarem ganho de peso a despeito da redução do apetite, a obesidade não faz parte do quadro da doença. Os “quilinhos a mais” costumam ser mínimos e consequentes à retenção hídrica.

O diagnóstico é realizado através de exames de sangue, somados à suspeita clínica. A triagem na população geral não é recomendada. Todavia, a doença deve ser investigada em pacientes com sintomas sugestivos ou fatores de risco para o aparecimento da mesma (como idosos, pessoas com Síndrome de Down, história de radioterapia para cabeça e pescoço e com outras doenças auto-imunes), assim como em gestantes e dislipidêmicos (aqueles com colesterol elevado).

O tratamento baseia-se na reposição do hormônio tireoideano. Quando realizado na dosagem adequado e usado corretamente, de forma regular e no horário prescrito, evolui com melhora dos sintomas.

Caso suspeite de hipotireoidismo, procure um endocrinologista. Ele é o profissional mais habilitado em avaliar e acompanhar esta doença. A reposição realizada de forma incorreta pode gerar diversos prejuízos a sua saúde.

Dr. Davi Francisco Machado

Médico Endocrinologista – CRM 19947 – RQE 15781

davi.fmachado@hotmail.com

Assine nossa newsletter

Destaques
Mais Recentes
Biblioteca
whatsapp-logo-1.png
bottom of page