top of page

Blog do InJQ

Buscar
  • Foto do escritorDr. Rafael Arceno

DJ Avicii – O suicídio de uma estrela.


Há algumas semanas, no dia 20 de abril, Tim Bergling foi encontrado sem vida em um Hotel da capital de Omã (Oriente Médio). Conhecido como Dj Avicii, o jovem sueco de 28 anos era um dos nomes mais importantes da música eletrônica dos últimos anos. Seu sucesso lhe proporcionava o topo das paradas musicais, grandes turnês mundiais, shows lotados e também foi um dos autores da música oficial da Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

Após a investigação conduzida pelas autoridades locais foi constado o suicídio. A família do artista confirmou a hipótese afirmando que Tim lutava contra problemas emocionais, além de dificuldades em controlar o consumo abusivo de bebida alcoólica. Avicii já havia tido problemas antes e chegou a se afastar da carreira no ano de 2016 devido a problemas de saúde, ligados ao seu estado emocional e consumo de álcool.

O suicídio de um jovem artista de fama internacional, chama atenção sobre o suicídio e suas taxas crescentes no mundo todo. Anualmente cerca de 800.000 pessoas tiram a própria vida. Apesar do número elevado o suicídio é uma causa de morte evitável e segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mais de 90% das pessoas que cometem o ato apresentam algum problema psíquico. Depressão e uso abusivo de álcool, por exemplo, aumentam muito o risco de um indivíduo atentar contra a própria vida.

Algumas estratégias podem ajudar a diminuir esses números impactantes, como: Discutir o assunto de maneira responsável nos meios de comunicação; Criar políticas sobre álcool e outras substancias para reduzir o consumo das mesmas; Identificação e tratamento precoce das pessoas com problemas psíquicos e abuso de substancias; Treinamento adequado de profissionais da saúde para identificar e prover assistência às pessoas que estejam em risco.

Podemos diminuir esses números, ajudar pessoas em sofrimento e salvar vidas. Se você ou alguém que conhece está passando por isso procure um profissional da saúde.

Busque ajuda!

Dr. Rafael Arceno

Médico Psiquiatra

CRM-SC 18994

RQE 14708

rafael.arceno@injq.com.br

Assine nossa newsletter

Destaques
Mais Recentes
Biblioteca
whatsapp-logo-1.png
bottom of page