top of page

Blog do InJQ

Buscar
  • Foto do escritorRedação InJQ

Menopausa: no calor do momento


A menopausa é a parada permanente dos ciclos menstruais, ocorrendo devido à perda da função ovulatória (diminuição dos hormônios sexuais femininos). Pode ocorrer de forma natural ou induzida, após cirurgia, radiação ou uso de alguns medicamentos.

Ela costuma ocorrer entre os 45 e 55 anos, sendo a maioria dos casos por volta dos cinquenta anos. Esta variação ocorre devido a componentes individuais, ambientais (como alimentação e outras doenças) e genéticos.

Dizemos que a paciente encontra-se na menopausa apenas doze meses após a última menstruação. Porém, antes dessa perda, as mulheres costumam evoluir com ciclos irregulares e, comumente, já apresentam os sintomas característicos.

Dentre estes, destacam-se os "calorões", sudorese noturna, secura vaginal, dor à relação, irritabilidade e insônia, formando um quadro que gera importante piora da qualidade de vida.

Com o aumento da expectativa de vida da população, as mulheres acabam vivendo grande parte de sua existência após a falência dos ovários. Por este motivo, novos estudos surgem a cada dia na tentativa de melhor tratar as “menopausadas”, procurando evitar ao máximo os efeitos indesejados das medicações.

Caso você, sua mãe, amiga ou familiar apresente este quadro, procure ajuda médica. Muitas mulheres ficam sem tratamento por medo ou desinformação.

Um profissional vai lhe mostrar os riscos e benefícios da terapia hormonal e de outros tratamentos. Ao individualizar os sintomas, sua história familiar e pessoal de doenças e hábitos, ele pode lhe apresentar uma conduta e, juntos, médico e paciente podem iniciar a terapêutica mais adequada.

Procure atendimento e acompanhamento com um endocrinologista ou ginecologista e tire suas dúvidas! A informação correta pode mudar a sua vida!

Dr. Davi Francisco Machado

Médico Endocrinologista – CRM 19947 – RQE 15781

davi.fmachado@hotmail.com

Assine nossa newsletter

Destaques
Mais Recentes
Biblioteca
whatsapp-logo-1.png
bottom of page