top of page

Blog do InJQ

Buscar
  • Foto do escritorRedação InJQ

TRANSTORNOS ALIMENTARES


Os distúrbios alimentares são transtornos psiquiátricos graves que abrangem sintomas físicos e emocionais caracterizados pelo comportamento alimentar alterado devido à distorcida autopercepção da imagem corporal. A Anorexia Nervosa está associada à recusa em alimentar-se e manter o peso adequado, no qual o indivíduo apresenta-se muito emagrecido, o que permite a identificação por terceiros de forma mais facilitada. Já a Bulimia Nervosa, compreende à episódios de compulsão alimentar, seguidos de práticas compensatórias, como indução de vômito, uso de medicamentos diuréticos ou laxativos e atividades físicas em excesso. Porém, sua composição corporal não apresenta alterações evidentes, o que dificulta a percepção por amigos e familiares.

A etiologia é multifatorial, e pode envolver predisposição genética, vulnerabilidade psicológica, conflitos e relação familiar, assim como as pressões socioculturais que estabelecem a magreza como padrão de beleza. Os sintomas iniciam normalmente na adolescência, fase qual ocorre alterações neuroendócrinas relacionadas ao desenvolvimento emocional e do comportamento. Logo, quanto mais vulnerável estiver o indivíduo e maior for a distância entre o corpo perfeito e sua realidade, maiores as chances de desencadear um transtorno de imagem.

Outros transtornos, como os de humor e ansiedade, podem estar associados aos transtornos alimentares, e os prejuízos vão além dos emocionais. Carência nutricional, alopecia, enfraquecimento do sistema imunológico, úlceras, disbiose intestinal, e até mesmo a morte.

O tratamento conta com assistência de uma equipe multidisciplinar, com médico psiquiatra, psicólogo e nutricionista, que juntos buscam a reabilitação do paciente através da diminuição de recaídas ao longo do tratamento. Além do apoio profissional, o suporte familiar e fortalecimento de vínculos afetivos são fundamentais para a evolução e melhora do paciente.

Morgana do Canto Pesenti

Nutricionista CRN10 5097

Especialização em Saúde Mental

Dra. Simone Lespinasse Araujo

CRM/SC 23292

Especialista em Psiquiatria - RQE 14086

Especialista em Clínica Médica - RQE 14087

Assine nossa newsletter

Destaques
Mais Recentes
Biblioteca
whatsapp-logo-1.png
bottom of page