top of page

Blog do InJQ

Buscar
  • Foto do escritorRedação InJQ

O que é Tremor Essencial?


O tremor é o movimento involuntário mais comum. Pode ser fisiológico, quando não há nenhuma doença causando este tremor, ou pode ser patológico. Pode ainda ser classificado de diversas maneiras, de acordo com a causa, local acometido, se acontece em repouso ou em ação, entre outras.

Entre os tipos de tremor, o Tremor Essencial é a forma mais comum. Pode ocorrer em qualquer idade, porém acontece mais no final da adolescência e após os 50 anos de idade. Caracteriza-se por ser um tremor que ocorre no movimento, podendo afetar qualquer parte do corpo, sendo, na maioria dos casos, os membros superiores (mãos e antebraços) bilateralmente (os dois lados) e a cabeça as mais afetadas. A historia familiar costuma ser positiva, com outros membros da família afetados. O paciente costuma notar que seu tremor piora em situações de estresse e ansiedade e melhora com uso de bebidas alcoólicas. Tem longa duração (geralmente maior que três anos) e não há outros sinais neurológicos no exame físico realizado por seu médico.

Na maioria dos pacientes, o Tremor Essencial não causa incapacidade, a pessoa consegue realizar suas atividades diárias e profissionais sem dificuldades. Porém, outros pacientes podem se queixar de alguma dificuldade e para 15-25% chega a ser incapacitante, provocando necessidade de mudança de trabalho ou até afastamento.

Há indicação de tratamento com uso de medicamentos quando o tremor passa a atrapalhar as atividades da vida diária, gera muita ansiedade, vergonha, embaraço em situações sócias.

Outra opção terapêutica é com aplicação de toxina botulínica nos músculos envolvidos quando não há resposta satisfatória com os medicamentos pela via oral, principalmente no tremor cefálico (da cabeça).

Nos caos de tremor grave, unilateral, com grande incapacidade funcional, sem resposta as outras terapias, pode ser realizado o tratamento neurocirúrgico com um dispositivo sendo colocado no cérebro, onde se iniciam os comandos que ocasionam o tremor.

Conforme mencionado no início do texto, existem muitos tipos de tremor, por isso é necessário avaliação individual para realização do diagnóstico adequado e, com isso, a indicação do melhor tratamento.

Dra Amanda Bittencourt

CRM SC 19987

Médica neurologista - RQE 14929

amanda.bittencourt@injq.com.br

Assine nossa newsletter

Destaques
Mais Recentes
Biblioteca
whatsapp-logo-1.png
bottom of page