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  • Dr.ª Aline Vieira Scarlatelli Lima Bardini

O sono e a importância de se manter bons hábitos


Dormir bem é um desejo universal! Todas as pessoas almejam uma boa noite de sono, acordando bem, com a sensação de sono restaurador. Porém, isso não é tão simples para uma parcela da população que apresenta insônia.

Algumas vezes, a insônia pode estar relacionada a alguns hábitos inadequados na hora de dormir que perpetuam a dificuldade em relação ao sono. Hábitos como uso de bebidas cafeinadas no período noturno, ingest

ão de alimentos de difícil digestão à noite, o uso de tablets e smartphones deitados na cama e o hábito de permanecer acordado na cama, são alguns dos exemplos de hábitos que podem resultar ou manter a insônia e um sono de má qualidade.

Algumas medidas simples, chamadas de “Higiene do sono” ajudam a melhorar a qualidade do sono, independente se você tem queixa de insônia ou não.

São eles:

[if !supportLists]1) [endif]Manter uma rotina para o sono, com horários regulares para dormir e acordar;

[if !supportLists]2) [endif]Fazer um ritual de relaxamento antes de dormir. Meditar, diminuir a luminosidade da casa, diminuir o nível de alerta e ativação mental;

[if !supportLists]3) [endif]Realizar uma "agenda de preocupações / compromissos “antes de ter sono", onde você pode colocar todos os sentimentos, preocupações e compromissos que estão “passando" pela sua cabeça;

[if !supportLists]4) [endif]Nunca insistir para dormir e nem tentar compensar as horas de sono perdidas durante o dia;

[if !supportLists]5) [endif]Mantenha-se ativo durante o dia! Exercício físico é fundamental para uma boa noite de sono (prinicipalmente se realizados pela manhã). Caso não tenha possibilidade de realizar pela manhã, evite exercícios vigorosos até 4h antes do horário de dormir;

[if !supportLists]6) [endif]Evitar o uso de bebidas cafeinadas até 6h antes do horário de dormir;

[if !supportLists]7) [endif]Deixar o quarto totalmente escuro, silencioso e com temperatura agradável;

[if !supportLists]8) [endif]Evitar usar a cama para outras atividades como ver TV, ler ou trabalhar. A cama deve ser usada exclusivamente para dormir ou ter relações sexuais.

[if !supportLists]9) [endif]Se deitou e não dormiu em 30 min, levantar da cama, sair do quarto e exercer uma atividade calma na penumbra até o sono voltar. Rolar na cama de um lado para o outro só gera mais insônia!

Dra. Aline Vieira Scarlatelli Lima Bardini |

CRM/SC 17013 Especialista em Neurologia – RQE 8843 Especialista em Neurofisiologia – RQE 9831

Especialista em Medicina do Sono – RQE 14928

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