Blog do InJQ

Buscar
  • Dr.ª Kelen Cancellier Cechinel Recco

O que é Pesquisa Clínica?


Você já deve ter visto em nossas postagens algumas chamadas para participar como voluntário de pesquisas do nosso centro. Entretanto, você sabe realmente o que isso significa?

Pesquisa Clínica ou Estudo Clínico são os termos utilizados para denominar um processo de investigação científica que envolve seres humanos. A partir das pesquisas clínicas, pode-se descobrir novos tratamentos, elementos para o diagnóstico e até mesmo a cura de algumas doenças.

Alguns tipos de pesquisas, chamadas observacionais, tem o único objetivo de obter informações do paciente sobre determinada doença. Para isso aplicam-se questionários, coletam-se exames e acompanham ou não o paciente por algum tempo. Mas não há nenhum tipo de intervenção na pessoa, ou seja, não é feito nenhum tipo de tratamento na pesquisa observacional. Já os estudos intervencionais, testam medicamentos novos ou antigos, ou outros tipos de terapia (não necessariamente medicamentosa), e, depois do tratamento, avalia-se os resultados da intervenção feita.

Todas as pesquisas clínicas são realizadas de acordo com as regulamentações internacionais que garantem a correta realização da pesquisa dentro de padrões éticos, científicos e de respeito ao paciente, exigidos pela comunidade leiga e científica. Antes de serem iniciadas, todas as pesquisas deverão ser aprovadas por um Comitê de Ética que garantirá que todo o processo será feito garantindo a segurança do paciente.

Todas as pessoas que fazem parte de pesquisa clínica devem ser voluntárias, ou seja, desejarem participar visando a colaboração do desenvolvimento da ciência, e podem desistir a qualquer momento, não sendo obrigadas a dar continuidade se assim quiserem. No nosso país, não é permitido que as pessoas “recebam algo em troca” para serem voluntárias. É permitido somente reembolso de despesas relativas à ida até o centro da pesquisa (ex: gastos com transporte até o local).

O Instituto de Neurociências Dr. João Quevedo possui uma Unidade de Pesquisa Clínica apto para a realização de estudos clínicos com profissionais treinados e preparados para conduzir esses tipos de pesquisas, estando sempre atualizado com o que há de mais moderno no campo da neurociência.

Fique atento às nossas mídias sociais e viste o site injq.com.br/pesquisa e conheça nosso trabalho e as pesquisas em andamento.

Nosso objetivo é promover e administrar a realização de pesquisas e ensaios clínicos, visando o avanço da ciência, a melhoria da qualidade de vida e a proteção dos pacientes.

Dra Kelen Cancellier Cechinel Recco

Diretora de Pesquisa InJQ.

Médica Psiquiatra

CRM/SC 13394 RQE 10277

Destaques
Mais Recentes
Biblioteca

INSTITUTO DE NEUROCIÊNCIAS DR. JOÃO QUEVEDO

NEUROCIÊNCIA, PSIQUIATRIA E ENSINO PARA VIVER MELHOR

Ligue  0800-006-2307 | contato@injq.com.br

 

PSIQUIATRIA | NEUROLOGIA | DEPENDÊNCIA QUÍMICA  

CONSULTAS | ATENDIMENTO DOMICILIAR | INTERNAÇÃO

CRIANÇAS E ADOLESCENTES | ADULTOS | IDOSOS

  • Instagram Instituto João Quevedo
  • Facebook Instituto João Quevedo

Acompanhe as novidades

nas mídias sociais.

Diretora Técnica Médica (Criciúma):

Drª. Kelen Cancellier Cechinel Recco

CRM-SC 13.394 | RQE 10.277

Diretora Técnica Médica (Araranguá):

Drª. Ritele Hernandez da Silva

CRM-SC 11.444 | RQE 11.334

Diretor Técnico Médico (Turvo):

Dr. Rafael Arceno

CRM-SC 18.994 | RQE 14.708