Blog do InJQ

Buscar
  • Ex-colaboradores InJQ

O que é a Síndrome das Pernas Inquietas?


A Síndrome das pernas inquietas (SPI) é um distúrbio do sono desconhecido de muita gente. Ela consiste em uma sensação desagradável nas pernas, que melhora com o movimento, piora em repouso e que tem uma distribuição circadiana, ou seja, é pior no final do dia. Pode ser uma das causas de insônia pois, bem na hora que a pessoa vai descansar ou se deita para dormir, vem a sensação incômoda nas pernas.

Em alguns casos, principalmente os mais graves, essas características de ser pior à noite ou de ser localizado nas pernas podem se perder, passando a sentir nos braços ou durante o dia também.

A SPI pode ocorrer tanto em crianças quanto em adultos e, muitas vezes, tem um padrão hereditário com outras pessoas na família também com os mesmos sintomas.

Existe tratamento medicamentoso para a SPI, porém, ela deve ter algumas causas investigadas. Além das medicações, faz parte também, uma boa higiene do sono como parte do tratamento.

Procure um neurologista se você sentir algum “incômodo” nas pernas ao final do dia... isso pode ser Síndrome das Pernas Inquietas!

Dra. Aline Vieira Scarlatelli Lima Bardini

CRM/SC 17013

Especialista em Neurologia – RQE 8843

Especialista em Neurofisiologia – RQE 9831

Especialista em Medicina do Sono – RQE 14928

Destaques
Mais Recentes