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  • Dr.ª Bárbara Sawitzki Jost

Dificuldade de aprendizagem


A capacidade de aprendizado de cada um está relacionada a habilidades intrínsecas, que nasceram com o indivíduo e habilidades que precisam ser ensinadas - que se referem a educação, cultura e oportunidades de ensino que temos acesso. Sucesso da aprendizagem está estreitamente ligado ao sucesso do indivíduo.

Dificuldade de aprendizagem, é um termo que abrange um grupo de problemas capazes de alterar a possibilidade da criança aprender, independente de suas condições neurológicas para fazê-lo. Já a expressão Transtorno de aprendizado deve ser reservado para dificuldades primárias ou específicas, que se devem a alterações no sistema nervoso central, caracterizada por uma falha no processo de aquisição e/ou desenvolvimento das habilidades escolares.

Quando falamos em dificuldades escolar é importante avaliar três segmentos que influenciam diretamente no aprendizado da criança:

Fatores relacionados a escola: condições físicas de sala de aula, ambiente seguro; condições pedagógicas - material didático, pedagógico; condições do corpo docente - motivação, dedicação, qualificação e remuneração.

Fatores relacionados com a família: escolaridade dos pais, condições socioeconômicas da família, história familiar de drogadição. Fatores importantes na desagregação familiar como pais separados ou em constantes litígios podem influenciar negativamente no desempenho escolar da criança.

Fatores relacionados com a criança: problemas físicos em gerais- doenças crônicas, déficits auditivos e visuais, desnutrição. Problemas psicológicos - timidez, insegurança, baixa autoestima, fobia, depressão. Problemas neurológicos - deficiência intelectual, paralisia cerebral e epilepsia.

Dentre os transtornos de aprendizagem, os mais comuns são o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade - TDAH, caracterizado por hiperatividade, impulsividade e desatenção e o transtorno de aprendizagem da escrita e leitura - Dislexia, caracterizada por uma dificuldade primária no aprendizado da escrita e leitura, geralmente relacionado a história familiar de problemas de fala, linguagem e consequentemente escrita e leitura.

O manejo da criança com dificuldade de aprendizado deve ser realizado por equipe multidisciplinar de acordo com suas dificuldades. Muitas vezes o uso de medicamentos pode ser necessário. Após o início do tratamento, a conduta deve ser constantemente revisada. O êxito do tratamento depende da integração da equipe que atende a criança com a escola e a família.

Dra. Bárbara Sawitzki Jost

Médica – CRMRS 16580

Especialista em Neurologia Infantil

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