top of page

Blog do InJQ

Buscar
  • Foto do escritorEx-colaboradores InJQ

Como preparar os filhos (e também os pais) para a volta às aulas!


Nas próximas semanas, a maioria das escolas iniciará o calendário letivo para o ano de 2019. Neste período, é comum que os pais fiquem apreensivos com a nova rotina. Dessa maneira, separamos dicas práticas que ajudarão as crianças a voltarem à escola (e também facilitarão a vida dos pais!).

1) O primeiro passo é explicar à criança que a rotina serve para os momentos comuns da vida e a quebra da rotina, que são as férias, são reservadas para os momentos incomuns.

2) Por meio de um calendário, mostre que a partir de determinado dia, as aulas recomeçam. É interessante que uma a duas semanas antes, as crianças passem a realizar algumas atividades seguindo o horário escolar. Também é importante, neste período, acordá-las mais cedo e fazê-las dormir mais cedo também para que não tenham problemas com o sono quando as aulas começarem. Assim, não se deve seguir a máxima de aproveitar até o último minuto!

3) Segundo Déborah Gilboa, especialista em desenvolvimento infantil, é importante delegar tarefas às crianças. Isso faz com que eles assumam mais responsabilidade por seu próprio aprendizado e educação. Preparar a lancheira e arrumar a roupa, por exemplo, faz com que elas fiquem mais preparadas para o ano letivo. Segue, a seguir, dicas de atividades divididas por faixas etárias:

a. A partir dos 2 anos de idade: Ajudar a guardar os brinquedos; b. A partir dos 4 anos de idade: Colocar as roupas sujas em um cesto; c. A partir dos 6 anos de idade: Arrumar a própria cama, ajudar a organizar os materiais, montar a mochila, vestir-se sozinha e escovar os dentes de forma supervisionada. Também já é possível estimular a preparar o almoço, colocar roupas sujas em um cesto e guardar as limpas, bem como etiquetar o material;

d. A partir dos 8 ou 9 anos: Ajudar a pesquisar os preços dos materiais escolares e lidar com questões de dinheiro na cantina escolar.

É importante ressaltar que sempre se deve manter a constância para que essas atividades se tornem um hábito na rotina. Isso alivia a carga dos pais e ainda estimula a organização dos filhos.

Para as dificuldades de aprendizagem propriamente ditas, com o retorno à escola, o sempre estará à disposição para ajudar! Boas aulas!

Dr. Jaime Lin CRM/SC 11401 Especialista em Pediatria – RQE 8287 Especialista em Neurologia Pediátrica – RQE 8330

Assine nossa newsletter

Destaques
Mais Recentes
Biblioteca
whatsapp-logo-1.png
bottom of page