top of page

Blog do InJQ

Buscar
  • Foto do escritorRedação InJQ

Dor neuropática


Olá, meu nome é Eula Carla e eu sou médica neurologista no Instituto de Neurociencias Dr João Quevedo. Hoje vamos continuar a falar sobre Dor.

A dor neuropática é consequência de lesões que ocorrem em nervos, na medula da coluna ou no próprio cérebro. O problema é presença constante e afeta o dia-a-dia das pessoas que sofrem dele de diversas maneiras. A dor neuropática pode ser causada por traumatismos, substâncias tóxicas, quimioterápicos, tumores que causam compressão e por acidente vascular cerebral (AVC), entre outras doenças.

Uma das principais enfermidades relacionadas à dor neuropática é o diabetes. Ela leva a lesão dos nervos periféricos o que gera a dor e dormência nos pés. Descobrir a dor neuropática não é uma tarefa fácil pois é preciso um especialista que saiba examinar o paciente do ponto de vista neurológico. Devem ser realizados outros exames. Se a lesão for em um nervo periférico (do sistema nervoso periférico), o paciente precisa fazer uma eletroneuromiografia, que vai apontar em que nervo está o problema e onde exatamente se localiza. Se o problema for relacionado com o cérebro ou a medula, ou seja, no sistema nervoso central, é preciso realizar uma ressonância magnética.

Assim como diagnosticar, tratar a dor neuropática também é difícil. Em muitos casos, a dor neuropática não responde bem aos tratamentos e, junto a essa questão, há o fato de que não são utilizados os remédios adequados. Usar anti-inflamatório, por exemplo, não vai ajudar. Existem drogas especificas.

Outros fatores também são necessários para cuidar da dor neuropática. É uma condição que precisa ser tratada do ponto de vista multidisciplinar, envolvendo psicologia, fisioterapia, acupuntura, todos os outros métodos que podem ajudar o paciente.

Nas próximas postagens falaremos mais sobre outros tipos de dor (aguda, crônica, oncológica, fibromialgia entre outras) e como podemos ajudar no tratamento.

Dra Eula Carla Sousa

Médica - CRMRS 40.518

Neurologista – RQE: 34.974

eula.sousa@injq.com.br

Assine nossa newsletter

Destaques
Mais Recentes
Biblioteca
whatsapp-logo-1.png
bottom of page