top of page

Blog do InJQ

Buscar
  • Foto do escritorRedação InJQ

Cefaléia na criança


A cefaleia é um sintoma muito frequente na população em geral e, em particular, nas crianças e adolescentes. As crianças podem ter os mesmos tipos de cefaleia que os adultos mas as queixas por vezes são diferentes principalmente na criança mais pequena. As dores de cabeça podem ser primárias (não relacionadas com doenças) e secundárias (relacionadas com problemas de saúde).

As cefaleias primárias mais frequentes na criança são a enxaqueca e a cefaleia de tensão. As cefaleias secundárias mais frequentes na criança são as relacionadas com os quadros febris associados a infecções virais. O diagnóstico é feito a partir de perguntas as crianças e aos pais sobre as características da dor, além de um exame físico e neurológico. É muito importante fazer um registo com mais detalhes das características das cefaleias (diário da cefaleia).

Existem alguns sinais de alerta que podem precisar de mais investigação, inclusive exames, são eles:

  • Dor intensa de início abrupto;

  • Aumento na frequência e intensidade de crises ou mudanças no padrão da dor;

  • Dor diária desde sua instalação;

  • Presença de epilepsia associada;

  • Alterações no exame clínico: rigidez de nuca, febre, sinais focais, ...

  • Cefaleia que acorda a criança ou matutina;

  • Manifestações focais após o alívio da dor;

Alguns fatores podem precipitar as crises, como por exemplo: estresse, ansiedade, depressão, alterações no padrão do sono, luzes e ruídos intensos, alguns alimentos e bebidas, excesso de exposição solar e excesso de atividade física.

O tratamento da fase aguda é feito com analgésicos simples. Se esses não forem eficazes, se for necessário aumentar a dose das medicações ou se os episódios de dor forem recorrentes pode ser necessário o uso de medicação profilática (usado diariamente por um período de tempo com o objetivo de reduzir o número e intensidade das crises). Esse tipo de tratamento precisa de acompanhamento regular, e é necessário ser feito por um especialista.

Bárbara Sawitzki Jost

Médica CRMSC 16580

Especialista em Pediatria RQE 16823

Especialista em Neurologista Infantil RQE 16849

Assine nossa newsletter

Destaques
Mais Recentes
Biblioteca
whatsapp-logo-1.png
bottom of page