Blog do InJQ

Buscar
  • Dr. Davi Francisco Machado

A face oculta dos corticoides


Você já ouviu falar sobre a Síndrome de Cushing? É uma importante causa de obesidade, hipertensão, diabetes, osteoporose e que pode até levar a óbito. E sabe qual a principal causa desta síndrome? O uso de corticoides!

Sim! Aquela simples pomadinha para coceira, aquele comprimido para melhorar a dor de garganta ou sinusite arrastada, além daquela nebulização para ajudar a respirar um pouco melhor podem gerar graves consequências!

O uso crônico de corticoides comumente é menosprezado pelos próprios pacientes, achando que aquela medicação do fundo da gaveta, que lhe ajudou um dia, pode ser usada de vez em quando sem nenhum problema. Porém, o "de vez em quando" de uma pomada somado ao "eventualmente" de um comprimido pode SIM lhe causar mal!

Como os sintomas costumam ser inespecíficos na maioria dos pacientes e o uso, muitas vezes, ser crônico, os sinais do excesso medicamentoso podem passar despercebidos.

Diversos pacientes atribuem o excesso de peso, aparecimento de estrias, irritabilidade, mau controle da glicemia ou da pressão arterial à rotina agitada que vivemos. Porém, este quadro pode estar relacionado aos corticoides.

Por este motivo, é preciso ter atenção! Pesquise se está usando indevidamente medicações como prednisona, betametasona, dexametasona, metilprednisona e prednisolona.

Utilize apenas o que seu médico lhe prescrever e pelo tempo que for prescrito! E quando for a um pronto-socorro e lhe for dada essa medicação, avise caso já a tenha usado recentemente, pois tanto o excesso quanto a interrupção súbita podem gerar graves consequências!

Dr. Davi Francisco Machado Médico Endocrinologista CRM 19.947 | RQE 15.781 drdaviendocrino@hotmail.com

Destaques
Mais Recentes