Blog do InJQ

Buscar
  • Equipe InJQ

Podcast - Uso Medicinal do Canabidiol

O Uso Medicinal do Canabidiol foi tema da entrevista que a psiquiatra Drª. Ritele Hernandez de Souza (CRM-SC 11,444 e RQE 11.334) concedeu à jornalista Amanda Farias, no programa Jornal das Nove, da rádio Som Maior FM, de Criciúma (SC), na manhã da última terça-feira, 11 de junho de 2019.

A entrevista contou também com a participação da professora e doutora Gislaine Zilli Réus, do programa de pós-graduação em Ciências da Saúde da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), do qual a Drª. Ritele também é doutoranda.

A entrevista foi pautada pelas discussões que aconteceram durante o tradicional Simpósio de Pesquisa em Ciências da Saúde da Unesc, o qual, nesta 15ª edição, que ocorreu nos dias 30 e 31 de maio, teve como tema central "Maconha, Canabinoides e Terapêutica".

O objetivo da entrevista foi compartilhar com a população da região sul catarinense as novidades no uso de um dos inúmeros componentes presentes na planta "cannabis sativa" (popularmente conhecida por "maconha"), chamado "canabidiol".

O canabidiol é a parte da cannabis responsável pelo suporte no tratamento de diversos distúrbios psiquiátricos, tais como depressão, esquizofrenia, dentre outros. Porém, tudo ainda acontece no âmbito das pesquisas, e a comercialização da maconha continua proibido em todo território nacional.

O uso medicinal ainda encontra-se em fase de testes e tem procurado apoio nas regulamentações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para poder ser melhor explorado cientificamente.

Para ouvir a entrevista na íntegra, com duração de aproximadamente 20 minutos, clique no podcast embutido abaixo nesta página ou, caso não funcione no seu navegador, clique aqui para acessar a postagem na página de Facebook do Instituto de Neurociências Dr. João Quevedo (InJQ), de cujo corpo clínico faz parte a Drª Ritele.

Destaques
Mais Recentes