top of page

Blog do InJQ

Buscar
  • Foto do escritorRedação InJQ

Podcast - Transtorno de "Skin-picking"

O Transtorno de Skin-picking (ou Transtorno de Escoriação) foi tema da entrevista que o psiquiatra Dr. José Aires Maggi Coelho (CRM-SC 12.189 e RQE 17.439), do Instituto de Neurociências Dr. João Quevedo (INJQ), concedeu à jornalista Pity Búrigo, no programa Ponto a Ponto, da rádio Som Maior FM, de Criciúma (SC), na manhã da última segunda-feira, 24 de junho de 2019.

A entrevista foi pautada pela produtora e jornalista Amanda Farias com base no artigo "Skin-Picking": o Transtorno de Escoriação do blog do INJQ publicado uma semana antes pelo Dr. José Aires. O artigo repercutiu nas mídias sociais por se tratar de um tema popular, mas pouco abordado de forma profissional pela mídia.

O "skin-picking" é o nome dado à prática consciente de beliscar a própria pele em busca de um alívio dos sintomas da ansiedade. Essa prática pode causar dor, mas é amenizada pela sensação de prazer do transtorno. No entanto, logo após os atos, as pessoas que sofrem desse transtorno experimentam sensações altamente negativas, desde vergonha a problemas dermatológicos graves.

As causas podem ser diversas, mas geralmente estão associadas à problemas de ordem neuropsicológica, em especial quando há traumas envolvidos (como, por exemplo, criações muito rígidas pelos pais). O problema atinge principalmente as mulheres: elas somam aproximadamente 75% dos casos de skin-picking.

Para ouvir a entrevista na íntegra, com duração de aproximadamente 14 minutos, clique no podcast embutido abaixo nesta página ou, caso não funcione no seu navegador, clique aqui para acessar a postagem na página de Facebook do Instituto de Neurociências Dr. João Quevedo (InJQ), de cujo corpo clínico faz parte o Dr. José Aires.

Assine nossa newsletter

Destaques
Mais Recentes
Biblioteca
whatsapp-logo-1.png
bottom of page