top of page

Blog do InJQ

Buscar
  • Foto do escritorRedação InJQ

Cefaleia Tensional


A cefaleia do tipo tensional é um tipo de dor de cabeça que possui alta prevalência, mas que, apesar disso, não é tão conhecida como a enxaqueca. Por não ser tão intensa, as pessoas que as apresentam acabam demorando para procurar assistência médica.

A característica da dor é tipo aperto, pressão, geralmente acomete os dois lados da cabeça, não só o direito ou o esquerdo, e pode ser na região da fronte/testa, região da nuca ou mesmo a cabeça toda.

Sua intensidade costuma ser de leve a moderada, geralmente inicia ou piora ao final da tarde, mas a pessoa continua fazendo suas atividades apesar da dor. O esforço rotineiro do dia a dia, como subir escadas, não piora a dor.

Podem estar associados sintomas de náuseas, enjoos ou então fotofobia (sensibilidade à luz) ou fonofobia (sensibilidade ao som), geralmente um ou outro, não os dois juntos. O quadro de dor pode durar de 30 minutos até 7 dias. Em alguns pacientes, pode ser continua e diária.

Em alguns casos, podem ser identificados fatores agravantes, tais como estresse emocional, sono mal dormido ou carga de trabalho elevada. Transtornos de sono, ansiedade e depressão também podem estar presentes.

A causa da cefaleia tensional é multifatorial, envolvendo fatores relacionados aos estímulos nociceptivos das vias da dor, além de contratura da musculatura ao redor da cabeça.

Dependendo da frequência dos episódios de dor, podem ser indicados sintomáticos como analgésicos para uso eventual, pois quando usados com frequência podem causar a cefaleia pelo abuso de analgésicos, ou então tratamento preventivo, quando o paciente faz um tratamento com medicação todos os dias para reduzir a frequência e a intensidade da dor.

Combater os fatores que pioram a dor faz parte do tratamento. Realizar atividade física aeróbica regular também mostra efeitos positivos em quem sofre desse tipo de dor de cabeça. Outros métodos auxiliares são acupuntura, fisioterapia, técnicas de relaxamento e tratamento da ansiedade ou transtornos de humor se ocorrerem de forma concomitante.

Drª. Amanda Bittencourt Médica Neurologista CRM-SC 19.987 | RQE 14.929

Assine nossa newsletter

Destaques
Mais Recentes
Biblioteca
whatsapp-logo-1.png
bottom of page