Blog do InJQ

Buscar
  • Equipe InJQ

Psiquiatra do InJQ fica em 2º lugar no 1º Concurso ABP de Teses


A dissertação de Mestrado da psiquiatra Drª. Ritele Hernandez da Silva (CRM-SC 11.444 e RQE 11.334), sobre os impactos negativos da privação materna no início da vida, rendeu a ela o 2º lugar no Concurso Nacional de Teses da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) no início deste mês.

A cerimônia de premiação ocorrerá durante o 37º Congresso Brasileiro de Psiquiatria, no dia 12 de outubro de 2019, no Rio de Janeiro.

Drª. Ritele é psiquiatra do Instituto de Neurociências Dr. João Quevedo (InJQ), do qual atualmente é Diretora Técnica Médica das unidades de Araranguá e Turvo.

Orientada pelo líder e fundador do InJQ, Professor Dr. João Luciano de Quevedo, a dissertação de Mestrado foi defendida em 2017, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), para a obtenção do título de Mestre em Ciências da Saúde. O trabalho foi realizado nas instalações do Laboratório de Neurociências e do Laboratório de Fisiopatologia Experimental, ambos pertencentes ao PPGCS da Unesc.

Sob o título "Estudos de marcadores gliais e da enzima indoleamina 2,3 dioxigenase em ratos submetidos à privação materna", os estudos da Drª Ritele identificaram que o estresse gerado pela privação materna no início da vida altera células cerebrais e vias envolvidas com a neuroplasticidade e a sobrevivência neuronal, além de causar impactos negativos no comportamento do indivíduo na vida adulta, possibilitando inclusive o desenvolvimento do Transtorno Depressivo Maior (TDM).

"Agradeço ao meu orientador, Prof. Dr. João Quevedo, pela oportunidade e confiança; à minha família, pelo apoio incondicional; e aos meus colegas, em especial aos do Grupo de estudo em Depressão, pela dedicação constante e que, sem os quais, esse trabalho não poderia ser realizado", ressaltou a Drª. Ritele.

Para ler na íntegra a dissertação premiada, clique aqui para acessar a página oficial da dissertação no Repositório de Dissertações da Unesc, com mais informações técnicas, ou clique aqui para baixar diretamente o arquivo em formato PDF.

O InJQ parabeniza a Drª. Ritele pelo título, pela premiação nacional, pela dedicação pessoal e profissional e pela agregação ao desenvolvimento científico das ciências da saúde.

Destaques
Mais Recentes