top of page

Blog do InJQ

Buscar
  • Foto do escritorDr. Roberto Alves de Oliveira

Suicídios no sul de Santa Catarina


Neste mês do Setembro Amarelo, nosso foco é falar sobre suicídio, pois, falando, vamos tornar esse tema cada vez mais popular e assim conseguirmos diminuir os índices, que têm sido cada vez mais alarmantes.

Alguns artigos publicados nas últimas semanas nos trazem dados sobre o suicídio a nível nacional e mundial, mas como será que está esse perfil epidemiológico no Estado de Santa Catarina?

Mesmo não tendo dados tão atualizados, nosso Estado ocupou, em 2016, o 2º maior índice de suicídios do Brasil.

Em boletim epidemiológico realizado pelo Ministério da Saúde, no ranking entre todos os Estados brasileiros, Santa Catarina apresentou uma taxa de óbitos por suicídio de 8,8/100 mil habitantes.

Em outro estudo realizado em 2017, avaliou-se a taxa de mortalidade por suicídio nas regiões demográficas do Estado. A Região do Extremo Sul Catarinense aparece em 2º lugar, com uma taxa de suicídios de 19,1/100 mil habitantes dentre as demais regiões.

Com uma incidência tão alta, devemos ter consciência de que necessitamos nos instruir e conhecer os fatores de risco e sinais de alarme que possam levar uma pessoa em sofrimento a tirar a própria vida, para assim identificar e ajudar quem necessite de apoio.

Alguém próximo de você pode estar pensando em tirar a própria vida. Estamos preparados para ajudar? Sim, estamos!

Para ajudar, basta acolher e ouvir. Podemos apoiar orientando na busca de um especialista em saúde mental, psiquiatra, psicólogo ou qualquer outro profissional da saúde. Sempre há uma unidade de saúde por perto, algum Centro de Atenção Psicossocial (Caps) ou até algum serviço de emergência.

Vale também alertar pessoas próximas, como amigos e familiares.

Dr. Roberto Alves de Oliveira Médico Psiquiatra CRM-SC 19.746 | RQE 17.272

Assine nossa newsletter

Destaques
Mais Recentes
Biblioteca
whatsapp-logo-1.png
bottom of page