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Crianças com autismo: dificuldade de compartilhar interesses


As crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentam uma redução da sua orientação social, ou seja, são menos motivadas a compartilhar suas ideias sobre eventos e brincadeiras com outras crianças, o que leva a um pobre envolvimento social.

Elas tendem a se concentrar mais nos objetos do que nas pessoas em volta.

Por terem essas características, as crianças com TEA deixam de observar seus pares e perdem importantes oportunidades de aprendizagem por imitação, atrasando o desenvolvimento da linguagem, da cognição e das habilidades sociais.

O compartilhamento de interesses, que chamamos de atenção conjunta, envolve a leitura de "pistas" de outras pessoas ou objetos. Esse comportamento estimula a compreensão do significado por detrás das situações através da interpretação do olhar, dos gestos ou pelo modo de funcionamento de um objeto.

Essas habilidades de atenção conjunta podem ser ensinadas para as crianças com TEA com estímulos tais como a utilização de gestos para se comunicar (apontar, dar e mostrar objetos), observação de sons e manutenção de contato visual nas atividades desenvolvidas na rotina.

Essas competências ampliam significativamente a capacidade para aprendizagem e reciprocidade social, fundamental para aproximar as crianças com TEA do seu desenvolvimento normal para idade.

Drª. Morgana Sonza Abitante

Psiquiatra da Infância e Adolescência

CRM-SC 15.677 | RQE 15.066

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