top of page

Blog do InJQ

Buscar
  • Foto do escritorDr.ª Ritele Hernandez da Silva

Coronavírus: como cuidar da sua saúde mental? - Parte 1

Toda essa crise do Coronavírus também nos pede para termos equilíbrio emocional, e a psiquiatria nos ajuda a controlar a ansiedade e o medo e ainda nos ensina como cuidar da nossa saúde mental durante esse período de isolamento.

Vivemos momentos de crise. Não poder sair de casa ocasiona ansiedade e muitas outras repercussões. Não poder deixar de trabalhar aumenta o risco e o medo de contaminação.

Além disso, todas essas preocupações, reflexões e readequações da nossa rotina se somam ao bombardeio de informações. Algumas são verdadeiras e necessárias. No entanto, outras são falsas e descuidadas, que apenas aumentam a preocupação e as incertezas.

Diante de tanta pressão, o que fazer para preservar nossa saúde mental? Por isso, seguem algumas dicas de enfrentamento:

  • 1. Informe-se de forma consciente.

Informações claras sobre como são os sintomas e as formas de prevenção trazem alguma tranquilidade. Então todos podemos fazer nossa parte, com adequada higiene e diminuição de contato físico.

  • 2. Evite focar em noticiários.

A imprensa tem cumprido seu dever de nos informar sobre a situação atual, porém o excesso de informações pode contribuir com sensações de desamparo e medo.

Assim, essas emoções podem desencadear sintomas ansiosos ou aumentar os sintomas prévios. Por isso, acompanhe as notícias, mas não se foque apenas nelas.

  • 3. Mantenha-se ativo fisicamente

Sua casa pode ser pequena, mas procure ter momentos para se movimentar. Pode ser fazendo exercícios no chão, com orientações de vídeo-aulas, subindo e descendo escadas, pulando corda, etc.

Essas atitudes vão impedir que seu corpo se sinta letárgico, sem disposição, além de aumentar o metabolismo e ajudar na prevenção de diversos problemas de saúde.

  • 4. Alimente-se de forma saudável

Isso é para a vida toda! Alimentar-se bem não é comer muito, é comer com qualidade. Evite frituras em excesso e produtos com gordura trans.

Escolha alimentos com nutrientes variados e, de preferência, com baixo teor de açúcar, sal e colesterol.

  • 5. Defina horários fixos para comer

Além disso, crie uma rotina com horários específicos para se alimentar. Evite refeições pesadas à noite, principalmente antes de dormir.

Essas atitudes seguem sendo a receita para manter nossa imunidade contra várias doenças, que continuam proliferando, independentemente da COVID-19.

  • 6. Hidrate-se com água potável

A água é o fator que mais ajuda na prevenção de doenças e alivia sintomas da gripe, tais como dor de cabeça e fraqueza, e ainda ajuda no equilíbrio do calor do corpo caso haja febre.

Evite bebidas ácidas, tais como refrigerantes, alcoólicas, etc. Beba água (mineral, filtrada ou fervida), de 1,5 a 2,5 litros por dia, dependendo do seu peso e rotina de atividades físicas!

  • 7. Continue seus tratamentos de saúde mental

Momentos de estresse podem contribuir com a piora dos sintomas que você já tinha. Para prevenir isso, precisamos manter nossa rotina de cuidados com a saúde mental.

Isso inclui medicações, psicoterapia, atividade física, atividades que tragam relaxamento – ouvir música, ler um livro, conversar com pessoas queridas, etc.

Portanto, continue com as suas medicações e as orientações de seu médico.

​​

Ritele Hernandez da Silva

Médica Psiquiatra

CRM-SC 11.444 | RQE 11.334

Assine nossa newsletter

Destaques
Mais Recentes
Biblioteca
whatsapp-logo-1.png
bottom of page