Dr.ª Ritele Hernandez da Silva
Coronavírus: como cuidar da sua saúde mental? - Parte 1
Toda essa crise do Coronavírus também nos pede para termos equilíbrio emocional, e a psiquiatria nos ajuda a controlar a ansiedade e o medo e ainda nos ensina como cuidar da nossa saúde mental durante esse período de isolamento.

Vivemos momentos de crise. Não poder sair de casa ocasiona ansiedade e muitas outras repercussões. Não poder deixar de trabalhar aumenta o risco e o medo de contaminação.
Além disso, todas essas preocupações, reflexões e readequações da nossa rotina se somam ao bombardeio de informações. Algumas são verdadeiras e necessárias. No entanto, outras são falsas e descuidadas, que apenas aumentam a preocupação e as incertezas.
Diante de tanta pressão, o que fazer para preservar nossa saúde mental? Por isso, seguem algumas dicas de enfrentamento:
1. Informe-se de forma consciente.
Informações claras sobre como são os sintomas e as formas de prevenção trazem alguma tranquilidade. Então todos podemos fazer nossa parte, com adequada higiene e diminuição de contato físico.
2. Evite focar em noticiários.
A imprensa tem cumprido seu dever de nos informar sobre a situação atual, porém o excesso de informações pode contribuir com sensações de desamparo e medo.
Assim, essas emoções podem desencadear sintomas ansiosos ou aumentar os sintomas prévios. Por isso, acompanhe as notícias, mas não se foque apenas nelas.
3. Mantenha-se ativo fisicamente
Sua casa pode ser pequena, mas procure ter momentos para se movimentar. Pode ser fazendo exercícios no chão, com orientações de vídeo-aulas, subindo e descendo escadas, pulando corda, etc.
Essas atitudes vão impedir que seu corpo se sinta letárgico, sem disposição, além de aumentar o metabolismo e ajudar na prevenção de diversos problemas de saúde.
4. Alimente-se de forma saudável
Isso é para a vida toda! Alimentar-se bem não é comer muito, é comer com qualidade. Evite frituras em excesso e produtos com gordura trans.
Escolha alimentos com nutrientes variados e, de preferência, com baixo teor de açúcar, sal e colesterol.
5. Defina horários fixos para comer
Além disso, crie uma rotina com horários específicos para se alimentar. Evite refeições pesadas à noite, principalmente antes de dormir.
Essas atitudes seguem sendo a receita para manter nossa imunidade contra várias doenças, que continuam proliferando, independentemente da COVID-19.
6. Hidrate-se com água potável
A água é o fator que mais ajuda na prevenção de doenças e alivia sintomas da gripe, tais como dor de cabeça e fraqueza, e ainda ajuda no equilíbrio do calor do corpo caso haja febre.
Evite bebidas ácidas, tais como refrigerantes, alcoólicas, etc. Beba água (mineral, filtrada ou fervida), de 1,5 a 2,5 litros por dia, dependendo do seu peso e rotina de atividades físicas!
7. Continue seus tratamentos de saúde mental
Momentos de estresse podem contribuir com a piora dos sintomas que você já tinha. Para prevenir isso, precisamos manter nossa rotina de cuidados com a saúde mental.
Isso inclui medicações, psicoterapia, atividade física, atividades que tragam relaxamento – ouvir música, ler um livro, conversar com pessoas queridas, etc.
Portanto, continue com as suas medicações e as orientações de seu médico.

Ritele Hernandez da Silva
Médica Psiquiatra
CRM-SC 11.444 | RQE 11.334