top of page

Blog do InJQ

Buscar
  • Foto do escritorDr. João Luciano de Quevedo

Instituto de Neurociências Dr. João Quevedo: 20 anos a serviço do Sul Catarinense

Em 2020, o Instituto de Neurociências Dr. João Quevedo (InJQ) comemora 20 anos de história no sul catarinense, desde a chegada do Dr. João Luciano de Quevedo à Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) até a expansão do instituto em diversas Unidades de Psiquiatria Intensiva, passando pelas lideranças em frentes estaduais e internacionais.

Apesar da constituição do InJQ como pessoa jurídica ter ocorrido apenas em 2015, a minha história na Psiquiatria do Sul Catarinense se inicia em 28 de agosto de 2000, data da minha contratação como professor na Unesc.

Universidade em Criciúma (Unesc)

Na universidade, tenho o privilégio de participar da construção do curso de Medicina, praticamente desde o início, além de ter lecionado nos cursos de Farmácia e Psicologia.

Na pesquisa, fundei e tenho liderado o então Laboratório de Neurociências (Neurolab), que hoje evoluiu para o Laboratório de Psiquiatria Translacional, referência internacional na pesquisa em Depressão e Transtorno Bipolar (minhas áreas de maior interesse).

Na Unesc, tenho tido várias experiências administrativas, como coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, coordenador das Clínicas Integradas e Coordenador do Curso de Medicina.

Universidade do Texas (EUA)

Em 2014, assumi o desafio de ter uma posição acadêmica nos Estados Unidos (EUA), pela Universidade do Texas (UTHealth), em Houston.

Tenho tido a oportunidade de ser exposto ao modelo norte-americano de assistência, de ensino e de pesquisa. Aqui atualmente sou:

  • vice-chefe do Departamento de Psiquiatria e Ciências do Comportamento;

  • diretor da Clínica de Depressão Resistente ao Tratamento;

  • diretor do Programa de Psiquiatria Translacional.

A oportunidade continua sendo de muito aprendizado, muito trabalho e muitas milhas voadas entre Houston e Criciúma.

O Instituto InJQ

Depois de 15 anos de uma felizmente bem sucedida atuação médica individual, o InJQ nasceu da ideia de construir uma instituição de referência na assistência, no ensino e na pesquisa em Neurociências.

A Assistência é realizada por meio de 3 unidades ambulatoriais (em Criciúma, Araranguá e Turvo) e 1 unidade de internação (Turvo). Nessas unidades, um time multidisciplinar se dedica às múltiplas áreas da Psiquiatria.

No Ensino, temos os Ciclos de Avanço em Neurociências e Saúde Mental, além de um Curso de Especialização em Saúde Mental, esse conveniado com a Unesc.

A Pesquisa se efetua em parceira com a indústria farmacêutica, por meio de ensaios clínicos que testam tratamentos inovadores.

A equipe do InJQ se constitui de jovens médicos com muito boa formação e com uma disposição para continuar aprendendo de forma continuada.

A realização de cursos de Mestrado e Doutorado é estimulada, bem como a participação nos eventos nacionais e internacionais mais importantes da área.

A estrutura descentralizada e o dinamismo da operação com o foco no paciente são os diferenciais que têm nos permitido crescer e nos consolidar na Psiquiatria para todo o Sul Catarinense.

InJQ 20 anos - Neurociência, Psiquiatria e Ensino para Viver Melhor

​​

Médico Psiquiatra - Doutor em Ciências Biológicas

CRM-SC 9.060 | RQE 5.058

Coordenador do Programa de Psiquiatria Translacional

e Diretor da Clínica de Depressão Resistente ao Tratamento

da Universidade do Texas (UTHealth), EUA.

Assine nossa newsletter

Destaques
Mais Recentes
Biblioteca
whatsapp-logo-1.png
bottom of page