Blog do InJQ

Buscar
  • Equipe InJQ

Dr. Quevedo lança curso on-line sobre Neurobiologia dos Transtornos Psiquiátricos

Especialmente voltado para profissionais da área de saúde mental, o curso “Neurobiologia dos Transtornos Psiquiátricos” é realizado em parceria com editora nacional especializada Artmed e acompanha livro de mesmo nome, com acompanhamento capítulo a capítulo pelo renomado autor Dr. João Quevedo.



O diretor da Clínica de Depressão do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas (UTHealth), em Houston (EUA), e professor do curso de Medicina da Unesc, Dr. João Luciano de Quevedo, está lançando um curso inédito e on-line para brasileiros sobre a “Neurobiologia dos Transtornos Psiquiátricos”, em parceria com a editora nacional especializada Artmed.


Segundo Quevedo, o grande avanço das neurociências tem sido acompanhado de uma evolução proporcional no entendimento da neurobiologia dos transtornos psiquiátricos. Ele afirma:


"A busca por tratamentos mais eficazes e com menores efeitos colaterais também tem se beneficiado disso, com o desenvolvimento mais acelerado de terapias farmacológicas e não farmacológicas inovadoras.”

Os profissionais da área de Saúde Mental são os principais interessados, sejam da Psicologia, Enfermagem, dentre outros. Dr. Quevedo acrescenta:


“O curso é relevante porque permite, além de uma atualização no tema, a facilidade na compreensão por todas as áreas que lidam com transtornos psiquiátricos, que podem aumentar seus espectros de conhecimento ao abranger agora a neurobiologia desses transtornos.”

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CURSO


Curso segue livro homônimo


Lançado em 2020 pela editora Artmed, o livro de mesmo nome é a base do curso e foi organizado pelo Dr. Quevedo e pelo já falecido Prof. Dr. Ivan Izquierdo.


O livro conta com capítulos de diversos profissionais convidados, totalizando 25 capítulos que abordam o funcionamento do sistema nervoso central, o mecanismo de ação das terapias biológicas e as causas dos transtornos psiquiátricos.


Dr. Quevedo explica:


“Neurociência, neuroquímica, genética, epigenética, neuropatologia, neuroimagem, psicofarmacologia e psiquiatria translacional não são mais termos estranhos ao psiquiatra moderno. Por isso, esta obra é tanto uma fonte bibliográfica completa para o neurocientista como referência fundamental para profissionais e estudantes da área, devido à linguagem acessível e à abordagem dos transtornos mentais mais comumente vistos na prática clínica.”

Plataforma 360


Com emissão de certificado de carga horária de 10 horas, o curso conta com 7 horas de vídeos sob demanda, gravados pelo próprio autor Dr. Quevedo, acompanhando todos os capítulos do livro, ao longo de 12 aulas e mais uma Aula Inaugural sobre a Biologia da Depressão.


CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CURSO


Além de todas as facilidades de um ambiente virtual que respeita o ritmo do próprio aluno (com possibilidade de cancelamento dentro de 7 dias), o curso é ancorado na plataforma Artmed 360, um braço da própria editora especializada.


Sediada em Porto Alegre (RS), a Artmed é a principal editora nacional do segmento da Saúde e é responsável pelas publicações do Dr. Quevedo há 20 anos, totalizando já 16 obras, entre livros impressos e e-books.


Duas décadas no Sul Catarinense


Nascido no RS, foi em Criciúma e junto à Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) que João Quevedo iniciou uma carreira que o tornou referência nacional e internacional da área da Saúde Mental.


Em agosto de 2000, Quevedo se juntou ao curso de Medicina da Unesc, ajudando a construí-lo. “Na Unesc, tenho tido várias experiências administrativas, como coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, coordenador das Clínicas Integradas e coordenador do Curso de Medicina”, pontua o professor.


CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CURSO


Na Unesc, ele também fundou e tem liderado o Laboratório de Neurociências (Neurolab), que hoje evoluiu para o Laboratório de Psiquiatria Translacional, outra referência internacional na pesquisa em Depressão e Transtorno Bipolar.


Além de ser sócio-fundador do Instituto de Neurociências Dr. João Quevedo (InJQ), que tem unidades em Criciúma, Araranguá e Turvo, ele reside nos Estados Unidos, onde é professor na Universidade do Texas (UTHealth), em Houston.


Atualmente, Quevedo é vice-chefe do Departamento de Psiquiatria e Ciências do Comportamento, diretor da Clínica de Depressão Resistente ao Tratamento e diretor do Programa de Psiquiatria Translacional, além de pesquisador e médico assistente.


CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CURSO


Com Doutorado em Bioquímica, especialista em Psicofarmacologia e em Psiquiatria, Dr. Quevedo é membro titular de 14 associações nacionais e internacionais em diversas áreas da Neurociência, além de ser o atual editor-chefe da Revista Brasileira de Psiquiatria, vinculada à Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

.


João Luciano de Quevedo

Médico Psiquiatra - Doutor em Ciências Biológicas

CRM-SC 9.060 | RQE 5.058

Coordenador do Programa de Psiquiatria Translacional e Diretor da Clínica de Depressão Resistente ao Tratamento da Universidade do Texas (UTHealth), EUA.

Destaques
Mais Recentes