Dr.ª Kelen Cancellier Cechinel Recco
Pica, Picacismo ou Alotriofagia: um sério transtorno alimentar
Pica, Picacismo ou Alotriofagia são nomes do mesmo transtorno alimentar, definido pelo desejo e hábito de mastigar coisas que não sejam alimentos nem tenho valor nutricional. Como todos os transtornos alimentares, o picacismo também é uma disfunção de saúde mental que afeta o comportamento de uma pessoa em relação aos hábitos alimentares, causando sofrimento e até outros problemas de saúde agregados, e que necessita de tratamento psiquiátrico.

Continuando a série do InJQ sobre os Transtornos Alimentares, o assunto abordado hoje é o transtorno chamado Picacismo, também conhecido como Transtorno de Pica ou Alotriofagia.
A característica principal do Picacismo é a ingestão de uma ou mais substâncias NÃO alimentares por um período prolongado de tempo.
As substâncias ingeridas tendem a ser dos mais variados tipos, por exemplo: papel, sabão, giz, terra, pedra, carvão, gelo, dentre outras.
Apesar desse comportamento atípico, geralmente, não há dificuldade na alimentação habitual.
Quem pode sofrer de Picacismo?
O Transtorno de Pica ode ocorrer em crianças, adolescentes e adultos.
Também pode manifestar-se na gestação, quando uma fissura específica por alguma substância pode ocorrer de forma mais grave.
Ela também pode estar presente nos casos de Deficiência Intelectual, Autismo e Esquizofrenia.
Embora algumas deficiências de vitaminas e minerais (zinco, ferro) tenham sido descritas em alguns casos, nenhuma outra anormalidade costuma ser encontrada.
Quais os perigos do Picacismo?
O Transtorno de Pica pode ser persistente e trazer consequências graves à saúde da pessoa, tais como:
obstrução intestinal;
perda de peso;
intoxicação.
Dependendo da substância ingerida, pode ser fatal.
Procure um especialista, cuide de sua saúde!

Kelen Cancellier Cechinel Recco
Médica Psiquiatra
CRM-SC 13.394 | RQE 10.277