top of page

Blog do InJQ

Buscar
  • Foto do escritorDr. Rafael Arceno

TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo


O TOC é uma síndrome psiquiátrica caracterizada pela presença de obsessões e/ou compulsões. As obsessões são pensamentos, impulsos ou imagens, recorrentes e persistentes, que invadem a mente de uma forma indesejada. As compulsões ou rituais são comportamentos repetitivos ou atos mentais que o indivíduo se sente compelido a executar em resposta a uma obsessão.

Além disso os pensamentos indesejáveis e os rituais tomam tempo considerável, causam sofrimento significativo, prejuízo na vida pessoal, no funcionamento social ou profissional e em outras áreas importantes da vida.

Boa parte das pessoas tem suas preferências, costumes e “manias”. Quando esses costumes estão bem adaptados à rotina e não causam sofrimento psíquico ou problemas nas relações pessoais, provavelmente não são um transtorno.

Entretanto se você, ou alguém que conhece, costuma ter preocupação exagerada com sujeira, em contrair doenças, lava demais as mãos, evita usar roupas de determinadas cores porque podem dar azar, verifica várias vezes portas e janelas, tem pensamentos desagradáveis e recorrentes que não consegue controlar, ou repete várias vezes a mesma tarefa para ter certeza de que não fez nada de errado e que ela está bem feita. É possível que tenha TOC e é necessário procurar a ajuda de um profissional.

O tratamento baseia-se no uso de medicamentos e na psicoterapia. Nos casos mais leves pode ser utilizada a Terapia Cognitivo-Comportamental isoladamente. Em casos mais graves ou quando a terapia não está disponível os medicamentos têm papel fundamental.

Estudos científicos e experiência clínica mostram que a combinação de medicamentos e psicoterapia apresenta os melhores resultados.

Pessoas com TOC tendem a ter maiores taxas de divórcio, desemprego e fazem mais uso dos serviços de saúde do que a população geral. Além disso quando associado a depressão o risco de suicídio é maior.

Por isso é muito importante que seja feito o diagnóstico precoce e o tratamento prontamente iniciado, a fim de recuperar a qualidade de vida e aliviar o sofrimento psíquico.

Dr. Rafael Arceno

CRM-SC 18994

Médico Psiquiátra

rafael.arceno@injq.com.br

Assine nossa newsletter

Destaques
Mais Recentes
Biblioteca
whatsapp-logo-1.png
bottom of page