top of page

Blog do InJQ

Buscar
  • Foto do escritorRedação InJQ

Transtorno Específico da Aprendizagem

O transtorno específico da aprendizagem pode ser definido como um transtorno do neurodesenvolvimento que impede a aprendizagem e/ou uso de habilidades acadêmicas específicas (como leitura, escrita ou matemática, que servem como base fundamental para o aprendizado acadêmico.

A nova classificação do DSM-V tornou o transtorno específico da aprendizagem um grande grupo unificado, pois é nítida a continuidade entre os transtornos da leitura, soletração, expressão escritas e funções relacionadas à matemática.

Em nosso país, a dificuldade escolar atinge cifras assustadoras, afetando de 30% a 40% das crianças que frequentam o ensino fundamental.

Clinicamente, caracteriza-se o transtorno específico da aprendizagem de acordo com 4 critérios essenciais e que podem ser especificados de acordo com a dificuldade apresentada (prejuízo na leitura, escrita e/ou matemática); a saber:

1. Dificuldade persistente para aprender habilidades acadêmicas fundamentais conforme indicado pela presença de ao menos um dos sintomas abaixo, e que persista por pelo menos 6 meses, apesar da provisão de intervenções dirigidas a essas dificuldades:

a) Leitura de palavras de forma imprecisa ou lenta e com esforço;

b) Dificuldade para compreender o sentido do que é lido;

c) Dificuldade para ortografar;

d) Dificuldade com a expressão escrita;

e) Dificuldade para dominar o senso numérico, fatos numéricos ou cálculo;

f) Dificuldades no raciocínio.

2. O desempenho do indivíduo nestas habilidades escolares afetadas está abaixo da média para a idade;

3. Devem estar presentes desde os primeiros anos escolares;

4. O transtorno de aprendizagem não pode estar associado à deficiência intelectual, atraso global do desenvolvimento, deficiências auditivas ou visuais ou a outro transtorno neurológico.

Dessa forma, reforçamos a necessidade de uma investigação precoce e adequada a todas as crianças que apresentam dificuldade no processo de aprendizagem para evitar prejuízos futuros.

Dr. Jaime Lin

CRM/SC 11401

Especialista em Pediatria – RQE 8287

Especialista em Neurologia Pediátrica – RQE 8330

Assine nossa newsletter

Destaques
Mais Recentes
Biblioteca
whatsapp-logo-1.png
bottom of page