top of page

Blog do InJQ

Buscar
  • Foto do escritorRedação InJQ

Você sabia que, em crianças, quadros de epilepsia podem ser confundidos com sintomas gastrointestina


Em um estudo publicado em maio de 2018 na importante revista Epilepsy & Behavior, um grupo de cientistas italianos liderados pela Dra. Giulia Carbonari da Universidade de Bologna mostrou que mais de 2% de crianças com quadros de epilepsia grave (síndrome de West, epilepsias do lobo temporal e síndrome de Panayiotopoulos) foram inicialmente diagnosticadas como portadoras de doenças gastrointestinais.

O estudo avaliou, retrospectivamente, os prontuários de 858 crianças com epilepsia e verificou que em 21 casos, os pacientes receberam, inicialmente, o diagnóstico de quadro gastrointestinal. De acordo com a pesquisadora, a grande maioria dos casos de confusão ocorreu em crianças menores de um ano de idade, sendo que os quadros de epilepsia foram confundidos inicialmente com quadros de refluxo gastroesofágico ou cólicas.

A pesquisa chama a atenção para o fato de que a confusão diagnóstica levou a um atraso de, em média, três meses para se iniciar o tratamento adequado, sendo que uma significativa parcela dessas crianças foram submetidas a exames e procedimentos desnecessários e em alguns casos, os pacientes foram tratados por longos períodos com medicação antirrefluxo, chegando-se, inclusive, a tratamento cirúrgico em um caso.

Assim, a adequada revisão de toda a história clínica dos pacientes, bem como uma detalhada descrição dos eventos (se possível, registros em vídeo) são de fundamental importância para se chegar ao diagnóstico correto. Na dúvida, um especialista deverá ser consultado.

Dr. Jaime Lin CRM/SC 11401 Especialista em Pediatria – RQE 8287 Especialista em Neurologia Pediátrica – RQE 8330

Assine nossa newsletter

Destaques
Mais Recentes
Biblioteca
whatsapp-logo-1.png
bottom of page