top of page

Blog do InJQ

Buscar
  • Foto do escritorRedação InJQ

Pais devem ler para os seus filhos desde o nascimento, recomenda AAP


É cada vez mais comum recebermos no consultório pais preocupados com as atitudes que devem tomar para estimular neurologicamente as crianças. Nesse sentido, muitos estudos comprovaram que uma medida muito simples pode trazer benefícios reais para os bebês: ler para os filhos.

Sobre esse assunto, as evidências científicas a respeito do tema foram tão importantes que motivaram a Academia Americana de Pediatria (AAP) a sugerir fortemente que os pais leiam para seus filhos em casa desde o nascimento, visto que estimula o cérebro do bebê, além de reforçar o vínculo afetivo entre ambos.

De acordo com a pediatra Pamela C. High, que representa a AAP, as crianças desenvolvem a linguagem, o aprendizado da leitura e também adquirem capacidades emocionais importantes para o resto de suas vidas, quando os pais cultivam o hábito desde o nascimento até, no mínimo, os três anos de idade.

A partir disso, especialistas sugerem que algumas medidas são extremamente importantes na hora da leitura, como criar um ambiente aconchegante, escolher histórias curtas, enredos interessantes, ilustrações grandes, poemas e brincadeiras com palavras.

Dessa forma, é imprescindível que os pais leiam em voz alta para as crianças desde o nascimento até, pelo menos, três anos a fim de estimularem a linguagem e outras capacidades comunicativas.

Com tantas evidências demonstrando a criação das bases da alfabetização com essa atitude tão simples, talvez o próximo passo seja substituir o tablet e o celular dos pequenos por um livro!

Dr. Jaime Lin CRM/SC 11401 Especialista em Pediatria – RQE 8287 Especialista em Neurologia Pediátrica – RQE 8330

Assine nossa newsletter

Destaques
Mais Recentes
Biblioteca
whatsapp-logo-1.png
bottom of page