top of page

Blog do InJQ

Buscar
  • Foto do escritorRedação InJQ

O que pode ajudar no desenvolvimento da linguagem nas crianças? Música!

Um recente estudo realizado por pesquisadores do Massachussetts Institute of Technology (MIT, EUA) e do Instituto McGovern da Universidade de Pequim (China) demonstrou que o aprendizado da música pode ser um poderoso aliado para o desenvolvimento da linguagem e da alfabetização.

Para avaliar o benefício de aulas adicionais semanais de piano, os cientistas dividiram 74 crianças chinesas, entre 4 e 5 anos de idade, em três grupos: o primeiro grupo teve aulas de piano por 45 minutos, três vezes na semana; o segundo teve aulas extras de leitura pelo mesmo período; e o terceiro não teve qualquer atividade extra além das aulas no ensino regular.

O objetivo do estudo era avaliar se a música poderia ajudar o cérebro a processar sons diferentes. Após seis meses de experimento, as crianças realizaram um teste para medir a capacidade de distinguir os tons de vogais e consoantes nas palavras.

Os resultados da pesquisa revelaram que tanto as crianças que tinham aulas de leitura quanto as que aprenderam a tocar piano foram capazes de diferenciar melhor palavras parecidas escritas com letras diferentes. Porém, de forma surpreendente, o grupo que esteve envolvido com a música apresentou desempenho muito melhor, comparativamente.

Segundo o principal autor do estudo, Dr. Robert Desimone, avalia-se que as crianças que tiveram aulas de piano tornaram-se mais sensíveis às diferentes notas musicais, o que teria influenciado positivamente no aprendizado de novas palavras.

O estudo da música auxiliou as crianças pequenas a reconhecer de forma muito mais eficiente as diferenças entre os sons, inclusive na fala, melhorando, também, a linguagem. Além disso, as aulas fizeram tanto sucesso que foram mantidas mesmo após o término da experiência.

Assim, para aqueles pais que buscam uma alternativa mais saudável aos tablets e smartphones, aulas de música seriam uma ótima opção.

Dr. Jaime Lin CRM/SC 11401 Especialista em Pediatria – RQE 8287 Especialista em Neurologia Pediátrica – RQE 8330

Assine nossa newsletter

Destaques
Mais Recentes
Biblioteca
whatsapp-logo-1.png
bottom of page