top of page

Blog do InJQ

Buscar
  • Foto do escritorRedação InJQ

Hipoglicemia – O que fazer?


A hipoglicemia é uma complicação grave e frequente do tratamento do Diabetes. Costuma ser associada, principalmente, a doses excessivas de insulina ou sulfonilureias (a classe de medicações que inclui a glibenclamida, glimepirida, gliclazida), longos períodos em jejum ou ingestão de bebidas alcoólicas.

Consideramos hipoglicemia quando ocorrem valores de glicemia capilar (o conhecido “HGT”) menores que 70mg/dL, no entanto, os sintomas podem variar conforme os valores que o paciente está acostumado. Estas manifestações variam entre sensação de fome, dormência, tontura, tremores, confusão mental, e eventos graves como arritmias e até a morte.

E você sabe como tratar episódios leves de hipoglicemia (quando o paciente está com sintomas típicos, mas “acordado”)? É importante saber, pois pode acontecer com seu familiar, cliente ou amigo!

Na hora da glicose baixa, você pode escolher entre as opções abaixo:

  1. Tomar 1 copo de água com 1 colher de sopa de açúcar;

  2. Tomar 1 copo de refrigerante “normal” (não zero ou diet);

  3. Tomar meio copo de suco de laranja;

  4. Ingerir 1 colher de sopa de mel (ou 3 sachês);

Em 15 minutos a glicemia deve ser aferida novamente. Caso ela se mantenha baixa, a medida de correção escolhida deve ser feita novamente!

Em casos de desmaio ou convulsão, esfregue açúcar na parte de dentro das bochechas enquanto leva o paciente ao hospital.

Note que não há orientação sobre o uso de chocolates, leite condensado ou outros doces! Estes podem até resolver a hipoglicemia, mas logo gerarão um efeito rebote, com altos níveis nas horas seguintes!

Caso os episódios estejam muito frequentes, é sinal de que você precisa procurar um endocrinologista ou rever o que lhe já acompanha!

Também é importante lembrar, que as ações corretivas de hipoglicemia só devem ser feitas em situações em que a mesma foi confirmada. Evita tratá-la sem a certeza do que está acontecendo, pois outras doenças ou situações também podem se apresentar com estes sintomas, como hipotensão e crises convulsivas.

Se você não for diabético, mas está sofrendo com episódios hipoglicêmicos confirmados, saiba que as medidas de correção também são válidas, mas você também deve procurar ajuda médica para investigar o motivo dos seus baixos níveis glicêmicos.

Dr. Davi Francisco Machado

Médico Endocrinologista – CRM 19947 – RQE 15781

drdaviendocrino@hotmail.com

Assine nossa newsletter

Destaques
Mais Recentes
Biblioteca
whatsapp-logo-1.png
bottom of page