top of page

Blog do InJQ

Buscar
  • Foto do escritorDr.ª Ritele Hernandez da Silva

"Por quanto tempo vou usar a medicação?

Uma grande preocupação dos pacientes é sobre quanto tempo terão que usar a medicação. “Será para sempre?” “Ela vicia”? “Não quero ficar dependente de remédios...” São alguns questionamentos frequentes quando se inicia o tratamento psiquiátrico.

O entendimento da doença é extremante importante para estimar o tempo de tratamento.

Transtornos Depressivos costumam variar o tempo conforme os episódios, ou seja, um primeiro episódio geralmente necessita de um período de seis meses de tratamento. Mas se forem frequentes essa condição não se aplica e o tempo de medicação pode se prolongar, por um a dois anos e em alguns casos por períodos mais longos.

Transtornos ansiosos costumam ter tempos variáveis de tratamento, sendo habitualmente determinados pelos sintomas. Além disso, técnicas psicoterápicas auxiliam no processo, identificando fatores desencadeantes e contribuindo na recuperação. O Transtorno Bipolar apresenta outras características que acabam por impor um curso maior de medicação, a fim de melhora na qualidade de vida. O mesmo ocorre com quadros psicóticos, que deverão ser avaliados caso a caso e alguns necessitam de medicação de uso contínuo.

E a medicação psiquiátrica vicia?” Essa pergunta é frequente, sendo também um grande receio dos pacientes e familiares. Algumas medicações como os benzodiazepínicos tem essa característica, podendo desencadear dependência. Felizmente essas medicações atuam como coadjuvantes no tratamento, não sendo responsáveis pelas respostas principais. E o acompanhamento pelo profissional de saúde mental é fundamental para ajustes medicamentosos, evitar o uso abusivo e consequentemente dependência. Bem como a retirada dessas medicações, que é possível, como maior comodidade, quando é acompanhada por um profissional.

A avaliação criteriosa da situação é determinante para a indicação do tratamento de forma mais adequada e orientada conforme as caraterísticas individuais de cada paciente. Os profissionais que atuam em saúde mental são os mais indicados para realizar essa avaliação e auxiliar na condução de recuperação e melhora da qualidade de vida daqueles que sofrem com os transtornos mentais."

Dra. Ritele Hernandez da Silva CRM/SC 11444

Especialista em Psiquiatria –

RQE 11334

Assine nossa newsletter

Destaques
Mais Recentes
Biblioteca
whatsapp-logo-1.png
bottom of page