top of page

Blog do InJQ

Buscar
  • Foto do escritorRedação InJQ

Síndrome das Pernas Inquietas: já ouviu falar?


Você já ouviu falar em Síndrome das Pernas Inquietas (SPI)?

Apesar do nome ser curioso, a doença não é tão rara assim. Algumas pessoas confundem a SPI com aqueles movimentos de pernas constante que alguns pacientes ansiosos têm, mas a SPI não é isso!

A SPI é uma doença classificada dentro dos distúrbios do movimento do sono, cujo diagnóstico é clínico, ou seja, baseado no relato do paciente.

Ela se caracteriza por uma sensação desagradável nas pernas, mas também pode acometer braços, associada a uma necessidade de movimentar os membros, piora com repouso e acontece principalmente ao final do dia.

Esses sintomas muitas vezes podem levar à dificuldade de dormir, resultando em insônia, tanto inicial quanto de manutenção, ou sensação de sono não restaurador devido à fragmentação do sono a que essa doença leva.

A causa da SPI ainda não está plenamente esclarecida, mas acredita-se que possa haver uma "anemia" no sistema nervoso central, além de uma redução na atividade das vias dopaminérgicas que controlam o movimento.

O diagnóstico de SPI é clínico. Porém, há de se excluir que seja uma síndrome secundária. Alguns pacientes com neuropatias, doenças renais, uso de medicações (como alguns antidepressivos) podem ter sintomas de SPI. Nesses casos, em especial nos casos medicamentosos, simplesmente a troca da medicação poderá aliviar os sintomas.

Existe tratamento medicamentoso para SPI. Para esse fim, utiliza-se medicações dopaminérgicas, antiepilépticas, medicações usadas para neuropatias ou até opioides.

Caso você tenha os sintomas acima, é importante procurar um médico, em especial um neurologista ou médico do sono para realizar a investigação e os tratamentos corretos.

Drª. Aline Vieira Scarlatelli Lima Bardini

Médica do Sono, Neurologista e Neurofisiologista

CRM-SC 17.013 | RQE 8.843, 9.831 e 14.928

Assine nossa newsletter

Destaques
Mais Recentes
Biblioteca
whatsapp-logo-1.png
bottom of page